Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Histórias dos Grupos

Grupo GAMI-RN - Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes
do Rio Grande do Norte

Conquistas e mais conquistas. Assim pode ser definida a trajetória do grupo que, além de mudar histórias de vida, conseguiu até criar o Dia da Visibilidade Lésbica, em Natal (RN). O apoio ainda permitiu a organização e a sustentabilidade através de oficinas de geração de renda com mulheres da periferia e a inclusão social das jovens no esporte e nos espaços públicos.

“Aumentou a procura pela organização e o nosso econhecimento. O grupo cresceu muito rápido com a participação continuada de novas mulheres em busca de transformação social e autonomia financeira”, comenta a coordenadora da iniciativa, Goretti.

Entre diversas histórias de mudança, a de X. se destaca. Pobre, vinda da periferia, analfabeta e com baixa auto-estima, ela era submetida à exploração doméstica. Ingressou no grupo através de contatos com amigas e agarrou com unhas e dedos a oportunidade de aprender costura. Formou-se como a melhor da turma e teve sua carteira assinada, após 35 anos sem nunca ter trabalhado no mercado formal.

“X. ingressou diretamente em uma das maiores empresas de confecções do Nordeste, sendo referendada por nossa instituição e elogiada pela disciplina e compromisso”, ressalta Goretti.

Continuando suas ações em defesa dos direitos humanos das mulheres lésbicas e bissexuais, o grupo conquistou o Dia
Municipal da Visibilidade Lésbica de Natal, que será sempre celebrado em 29 de agosto. E foi muito mais longe, gerando
impactos profundos na vida de dezenas de mulheres que estavam distantes do mundo, sem perspectivas e convivendo com a violência, as agressões e até o narcotráfico.

“As mulheres tiveram acesso a uma nova vida, onde conhecem seus direitos, tomam decisões e contribuem para a construção de um mundo melhor, no qual as pessoas são respeitadas, independente de raça, classe social, idade e orientação sexual. Elas hoje afirmam sua identidade enquanto sujeitos de direito”, comenta Goretti.


Dados do Projeto

Área de investimento social:
Respeito à diversidade sexual

Tempo de duração do projeto:
2 anos

Valor total investido:
R$ 17.000,00

 

Outros Grupos

   

 

 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital