Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Histórias dos Grupos

Grupo Coturno de Vênus

As movimentações na Casa Roxa, como é conhecida a sede do Coturno de Vênus em Brasília, estão cada vez mais intensas. As mulheres, que antes não existiam, não apareciam e não conheciam seus diretos, estão mais presentes nos encontros e deslumbradas com tanto conhecimento. Hoje, estão
empoderadas para falar de sua sexualidade não somente entro das reuniões, mas em seus empregos, casas, famílias e até mesmo nas ruas.

São histórias como a de Karla, professora que conheceu a organização através das oficinas de serigrafia. Lésbica, foi vítima de violência doméstica e expulsa de algumas es-
colas por sua sexualidade apontada como fora das regras sociais. Hoje, ela é uma voluntária muito presente dentro das atividades do grupo.

“Seu discurso já é bem diferente, antes era cheio de argumentações fundamentadas no machismo, racismo, patriarcado e nas dicotomias de gênero. Hoje, é uma das nossas voluntárias em que mais temos orgulho. É nítido seu empoderamento nas falas e na compreensão de argumentos politizados em defesa aos ataques homofóbicos que freqüentemente recebe na escola onde trabalha”, comenta a coordenadora, Karen.

Além das oficinas, a organização tem realizado encontros e reuniões com mulheres, lésbicas e bissexuais em uma
abordagem feminista. Nestes momentos, o empoderamento é estimulado e a problematização de padrões sócio-culturais é
feita dentro de um propósito de desconstrução e reconstrução de uma nova estratégia para o combate à lesbofobia, ao racismo, à violência contra as mulheres e à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos.

O investimento social feito no grupo, entre outros aspectos, garante o espaço físico, alimentação e divulgação. A ajuda para a manutenção da sede é fundamental para que as ações ocorram. “Nossa sede é o local que temos como privilégio e orgulho para a criação e perpetuação dos conhecimentos feministas em uma transversalidade para política, direitos humanos e meio ambiente. É também o começo de mudanças para a vida de muitas mulheres que conseguimos atingir”, finaliza Karen.


Dados do Projeto

Área de investimento social:
Respeito à diversidade sexual

Tempo de duração do projeto:
2 anos

Valor total investido:
R$ 17.000,00

 

Outros Grupos

   
 

 

 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital