Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Histórias dos Grupos

Formação Orientada para Mulheres

Uma nova maneira de ver a arte do grafite que invadiu ruas e chegou até famosas galerias. Desenhos e cores fortes em novos contextos, considerados pequenas obras de arte feitas por mulheres. A oportunidade de conhecer novos mundos. No projeto Gestando Arte, do grupo Formação Orientada para Mulheres, organizado pelo CAPEM, em Duque de Caxias (RJ), a técnica do grafite levou ao desenvolvimento de novos elementos de moda, como camisetas e adereços.

Com o pincel nas mãos, muita criatividade e muitas cores, sua arte foi vista pelos muros da comunidade e ajudou a deixar a região, conhecida pela falta de oportunidades, mais bonita e motivada. O trabalho com o desenho permitiu que muitas mulheres descobrissem novos talentos. Como aconteceu com Claudia que, depois do nascimento do filho, havia deixado de lado os estudos e o desenho. “Com o projeto, retomei o prazer de desenhar. Se eu pudesse, eu não pararia nunca mais”, diz.

Situação parecida foi vivenciada por Elioene que encontrou uma nova forma de ter seu moral elevado. De quebra, ela ainda utilizou a técnica para trazer mais dinheiro para casa. “Eu vi no curso a oportunidade de gerar renda, além de fazer parte de um grupo de mulheres que procuram melhorar sempre”, comenta.

Já para Claudiana pincéis, cores e linhas foram a porta de entrada para o autoconhecimento. Nas aulas de pintura, ela descobriu a mulher escondida dentro de si e percebeu pela primeira vez, que poderia ser quem quisesse. “No curso eu tinha tempo para pensar em mim, em quem eu era e naquilo que eu realmente queria para minha vida”, finaliza.


Dados do Projeto

Área de investimento social:
Acesso à educação

Tempo de duração do projeto:
6 meses

Valor total investido:
R$ 4.500,00

 

Outros Grupos

   

 

 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital