Uma nova maneira de ver a arte do grafite que invadiu ruas e chegou até famosas galerias. Desenhos e cores fortes em novos
contextos, considerados pequenas obras de arte feitas por mulheres. A oportunidade de conhecer novos mundos. No projeto
Gestando Arte, do grupo Formação Orientada para Mulheres, organizado pelo CAPEM, em Duque de Caxias (RJ), a técnica do grafite levou ao desenvolvimento de novos elementos de moda, como camisetas e adereços.
Com o pincel nas mãos, muita criatividade e muitas cores, sua arte foi vista pelos muros da comunidade e ajudou a deixar a região, conhecida pela falta de oportunidades, mais bonita e motivada. O trabalho com o desenho permitiu que muitas mulheres descobrissem novos talentos. Como aconteceu com Claudia que, depois do nascimento do filho, havia deixado de lado os estudos e o desenho. “Com o projeto, retomei o prazer de desenhar. Se eu pudesse, eu não pararia nunca mais”, diz.
Situação parecida foi vivenciada por Elioene que encontrou uma nova forma de ter seu moral elevado. De quebra, ela ainda utilizou a técnica para trazer mais dinheiro para casa. “Eu vi no curso a oportunidade de gerar renda, além de fazer parte de um grupo de mulheres que procuram melhorar sempre”, comenta.
Já para Claudiana pincéis, cores e linhas foram a porta de entrada para o autoconhecimento. Nas aulas de pintura, ela
descobriu a mulher escondida dentro de si e percebeu pela primeira vez, que poderia ser quem quisesse. “No curso eu tinha
tempo para pensar em mim, em quem eu era e naquilo que eu realmente queria para minha vida”, finaliza.
|
Dados do Projeto |
Área de investimento social:
Acesso à educação
Tempo de duração do projeto:
6 meses
Valor total investido:
R$ 4.500,00 |
Outros Grupos
|