Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Histórias dos Grupos

O investimento em meninas e mulheres gera um ciclo de transformação que muda muitas vidas, direta e indiretamente. Leia abaixo algumas histórias que foram transformadas com apoio do ELAS. Acompanhe periodicamente a mudança na vida de outros grupos de mulheres.

Grupo Femea

“Você é o meu primeiro destinatário. Mande uma mensagem para mim”. “Viu? Consegui! Meus filhos nem vão acreditar!”. As duas frases acima representam conquistas. Foram os primeiros e-mails encaminhados por participantes do projeto Fazendo Gênero Digital, do Grupo Femea, da Casa de Cultura de São João de Meriti (RJ). A iniciativa, que teve também o apoio da Action Aid Brasil, permitiu que mulheres acessassem o universo digital, desmistificando conceitos e descobrindo um mundo de oportunidades - reais e digitais.

De início, elas eram tímidas, resistentes ao equipamento, tinham medo de tocar, achavam que dava choque e que aquilo era apenas para gente jovem. Algumas jamais tinham visto um computador. E foi de botão em botão, de tecla em tecla, que elas foram aprendendo, a formatar textos, criar atalhos, inserir figuras, pesquisar sites e enviar e-mails. Craques na Internet e na velocidade do mundo digital, as mulheres foram virtualmente a lugares inimagináveis, entraram em contato com pessoas que não viam há muito tempo e algumas até conseguiram trabalhos.

“Uma das participantes tinha perdido contato com os parentes. Recentemente, ela me disse que se comunica com freqüência”, comenta a coordenadora do projeto Leila.

Para M. o primeiro e-mail foi apenas o início de uma grande virada pessoal e profissional, que deletou da sua vida a violência doméstica. Com o impulso, ela terminou o Ensino Médio e conseguiu emprego como higienista em um supermercado. “Descobrir pela Internet que outras mulheres viviam a mesma situação de violência, foi um grande passo que a levou a reagir e mudar sua história”, destaca Leila.

Mãe de sete filhos, M. foi mais longe. Juntou, com seu esforço e trabalho, dinheiro suficiente para comprar um computador. Hoje, o equipamento tem lugar de honra na casa e é onde ela treina o que aprendeu, se comunica com o mundo e ainda incrementa a renda da família. “Ela está remontando a sua vida. Trabalha e participa de ações e campanhas contra a violência. E ainda acredita em um mundo melhor para as mulheres”, finaliza Leila.


Dados do Projeto

Área de investimento social:
Acesso às novas tecnologias

Tempo de duração do projeto:
6 meses

Valor total investido:
R$ 4.500,00

 

Outros Grupos

   
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital