No dia 14 de novembro, no primeiro encontro “Mulheres apoiando Mulheres” foram lançadas as atividades do ELAS em Bruxelas, na Bélgica. Estiveram presentes 18 mulheres, a maioria brasileira, que responderam ao chamado de discutir formas de apoiar o Fundo e também se organizar para ser referência para as brasileiras imigrantes. A atividade teve o apoio da ONG Art’Nativa Brasil, que é uma associação para a promoção da cultura brasileira formada por mulheres e que desde o início abraçou a idéia do ELAS.
“Todas as mulheres presentes eram de alto nível, inteligentes, ativas e comprometidas em ajudar. A nossa proposta de iniciar o trabalho do Fundo aqui e, ao mesmo tempo discutir os principais problemas das mulheres imigrantes, foi uma estratégia que interessou”, comenta Myriam Marques, enfermeira, militante feminista e atuante junto à comunidade brasileira imigrante em Bruxelas que vai assumir a representação do Fundo na Bélgica.
Uma primeira atividade concreta de arrecadação foi planejada para março de
2011. Na ocasião, será reproduzida a campanha Angelita Fashion. Também está sendo desenvolvido um plano de mobilização de recursos com fundações e grandes doadores europeus. A representação do ELAS na Bélgica também vai atuar conjuntamente com a Rede Diáspora Solidária e o ConMujeres (Consórcio de Fundos de Mulheres da América Latina e do Caribe). Além disso, o grupo vai continuar se reunindo para aprofundar as ações, especialmente no campo da violência contra a mulher no contexto da imigração.
“O encontro foi muito, muito bom, fiquei muito feliz por tudo e pela diversidade das mulheres. A presença do ELAS foi uma grande ajuda para nos guiar e informar sobre este importante projeto que é apoiar as mulheres e meninas no Brasil. E para nós, daqui, aprofundarmos nosso desejo de agir em prol das mulheres imigrantes brasileiras. Temos muitos problemas que afetam as mulheres e a comunidade. Estamos como uma grande família sem pai nem mãe e nós precisamos e vamos ser a mãe dessa comunidade”, destaca Dioni Costa, integrante do grupo e representante do Fundo na Bélgica.
Myriam Marques, representante do ELAS na Bélgica, contará com o aconselhamento de um grupo de mulheres atuante e comprometido composto por Isabel de Lannoy, jornalista, mestra em cooperação e desenvolvimento, Clélia Campos, promotora de eventos e Dioni Costa, cantora e produtora cultural.