O Saborearte, empreendimento de refeições do Jardim Batan (RJ), chegou à comunidade neste mês de novembro depois de seis meses de planejamento, treinamento e muito empenho para realizar um sonho conjunto. O lançamento faz parte do programa “Elas em Movimento”, que está permitindo a mulheres do Jardim Batan, Cidade de Deus e Borel dar início à construção conjunta de um negócio. A iniciativa é uma ação da Chevron por meio da contratação do ELAS Fundo de Investimento Social. O investimento total nas três comunidades é de R$ 425 mil.
“Um dos valores principais dentro da filosofia da companhia é assegurar o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. No Brasil, onde quase 30% das famílias são chefiadas por mulheres, concentrar investimentos para este público foi nossa escolha natural”, afirma Lia Blower, gerente de Comunicação da Chevron.
A inaguração foi marcada por muita emoção das sete sócias, além da
primeira feijoada da cozinha do Saborearte. “Com o lançamento deste negócio, eu me sinto outra mulher, mais forte e muito mais conhecedora do meu papel como transformadora da minha realidade e da vida de todos os que estão ao meu redor”, comenta a agora chefe da cozinha do Saborearte, Jaqueline Tiago.
O Programa começa com a aplicação dos “Diálogos para a melhoria das condições de vida”, desenvolvido pela Rebouças&Associados, com duração de dois dias e tendo como objetivo estimular o protagonismo das mulheres e permitir que elas falem dos seus sonhos. Despertado o papel empreendedor, elas passam por mais de cem horas de capacitações que incluem: direitos humanos das mulheres, resolução de conflitos, como lidar com o dinheiro, como desenvolver parcerias, empreendedorismo, formação de negócios, comunicação e marketing.
Durante as capacitações, as mulheres fazem o plano de negócio que permitirá atender a alguma demanda da comunidade e também gerar renda para suas integrantes. Em seguida, recebem recursos para criar e colocar seu negócio em prática. Têm ainda o acompanhamento de uma consultora para esclarecer dúvidas e observar novas oportunidades empresariais.