Reportagem divulgada no Jornal O Globo, mostra que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, de acordo com o Mapa da Violência 2010, do Instituto Sangari. O país está em 12º lugar no ranking mundial de homicídios de mulheres. Ainda segundo o estudo, 40% das mulheres que sofrem violência têm entre 18 e 30 anos. Nos últimos dez anos, 41.532 meninas e mulheres foram assassinadas.
“A impunidade é o maior instrumento de incentivo à violência. A lei da selva impera em detrimento da educação, em uma sociedade que exalta a violência. É preciso criar uma cultura de tolerância e da aceitação das diferenças”, comentou o sociólogo Julio Jacobo, responsável pelo levantamento ao jornal.
Na mesma matéria, a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, disse que os chamados ao Disque-denúncia pularam de 46 mil em 2006 para 401 mil no último ano. Nos primeiros três meses deste ano, o atendimento cresceu 65% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com a ministra, os agressores têm entre 20 e 55 anos e os crimes ocorreram quando as mulheres terminaram o relacionamento violento ou decidem ter um filho.