Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Palavra Delas (3/9/2021)
Elas+

O Grupo Curumim, uma organização feminista e antirracista, acaba de completar 32 anos de fortalecimento da cidadania das mulheres, em todas as fases de sua vida.

Um dos programas do Grupo Curumim é o Cunhatã, que que significa adolescente em Tupi Guarani. Com o apoio da IWHC e IPPFRHO, o programa desenvolve ações educativas e um trabalho de formação política continuada dirigido a adolescentes e jovens para o exercício da cidadania. Elas entram no programa ainda meninas e seguem adolescentes, como porta-vozes das suas próprias causas.

Com a chegada da pandemia e a suspensão das aulas presenciais, veio a pergunta: Como dar continuidade ao processo formativo? A primeira ideia foi seguir com vídeo-aulas. Mas o cenário era bem mais complexo: 60% das meninas não tinham celular e as que tinham, o aparelho apresentava algum problema. Muitas delas usavam o celular de algum familiar, que na maior parte das vezes era o único aparelho da família.

Iniciaram então uma campanha de arrecadação de recursos para compra de celulares e pedidos de doação de celular, que contou com o engajamento de muitas outras organizações feministas de Pernambuco. 

Vencida a primeira batalha do acesso aos celulares, mais um desafio! Como fazer para garantir o acesso à internet? Um único vídeo enviado para elas acabava com os créditos dos dados móveis de internet. Essas meninas não poderiam ser excluídas do processo de formação por não terem recursos.

O programa Cunhatã foi em busca de novos apoios para a internet e para plataformas que consumissem menos dados. Buscar recursos e reduzir os custos ao mesmo tempo.

Venceram! O programa Cunhatã passou a ensinar a utilizar os recursos. Agora, em 2021, são as jovens que aprenderam que ensinam as novas jovens que entram para o programa. Resiliência, é a palavra para esses complexos tempos.

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital