Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Palavra Delas (4/5/2021)
ELAS

Quando o projeto “Transmulheridades na Moda e Sem Violência - Produção em Moda e Empreendedorismo” do Capacitrans RJ concorreu ao edital ELAS na Moda e Sem Violência, promovido pelo ELAS em parceria com a Laudes Foundation, o objetivo era qualificar pessoas LGBTQIA+ para o mercado de trabalho e para a construção de seus próprios empreendimentos na área da moda, sempre combatendo o trabalho escravo e estimulando a valorização da mão de obra entre elas.

O Capacitrans RJ é a primeira pré-aceleradora e incubadora de negócios de pessoas trans e travestis do Brasil. O curso ofereceu a essa população vulnerabilizada, estigmatizada e alvo das mais diversas violências, a oportunidade de pensar como futuras empreendedoras, buscar novos aprendizados e retornar aos estudos, e enxergar outras possibilidades além das ruas e esquinas.

Ao criar bases de acolhimento, o projeto enfrentou uma violência que costumava ser naturalizada ao questionar e começar a quebrar ciclos de opressão e cobrança de padrões de beleza moldados nas pessoas CIS (aquelas cuja identidade de gênero corresponde ao sexo biológico com o qual nasceram). A diversidade de corpos, raças, etnias, condições físicas e sociais trazidas à tona nas aulas contribuiu para que participantes do curso deixassem de romantizar padrões de ideais de beleza impostos pela sociedade, que além de invasivos e violentos, muitas vezes colocam a saúde dessas pessoas em risco.

“Ensinando as manas trans e em parceria com as mulheres cis, pensamos em geração de renda coletiva. Onde ficamos mais unidas, nós por nós, provamos para todes que somos capazes.”, conta a coordenadora do projeto, Andrea Brazil, que diz mais!  “Não acaba quando termina. O projeto continua na vida, a partir das redes, laços e vínculos criados. O grupo segue sendo mentorado e se apoiando mutuamente, mesmo após o fim do projeto. Hoje são mais de 100 pessoas apoiadas pelo Capacitrans RJ. ”

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital