Como podemos ampliar o apoio às pessoas trans? Como repensar nossas atitudes cotidianas e nossa linguagem, pois muitas expressões que usamos sem questionar vêm carregadas de preconceitos?
Essa preocupação não vem de agora. Desde sua fundação, o ELAS apoia e busca ampliar os recursos para a população LBT (lésbicas, bissexuais e trans). Em 2008, criamos um programa com os fundos de mulheres da América Latina para apoiar pessoas LBT. Nessa ocasião o ELAS fez a primeira doação a um Fórum LGBTQ liderado e focado em pessoas trans.
O Mulheres em Movimento, nosso maior programa, já está na quarta edição sempre priorizando o apoio a grupos e organizações liderados por pessoas LBT (lésbicas, bissexuais e pessoas trans), por mulheres negras e indígenas.
Agora em 2020, com a série de oficinas sobre identidades trans, o ELAS investiu na construção de capacidades da equipe, fortalecendo as pautas trans na organização. E mais! Conselho e equipe puderam refletir juntas sobre esse desafio inadiável. Convidamos lideranças trans para dialogar sobre como intensificar a agenda trans dentro do ELAS em todas as nossas atividades.
Foram dois momentos de formação com a equipe, para depois reunir equipe e Conselho em mais uma oficina para que o Conselho tenha conhecimento sobre o que vai apoiar a fim de garantir uma boa governança.
E que venha 2021 com muitas outras trocas tão enriquecedoras!