Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Como ajudar as mulheres a não perderem seu futuro? (18/12/2020)
ELAS

Amalia Fischer e Kaká Verdade*

Nesse ano tão difícil, celebramos 20 anos de paixão pelas mulheres. Foi essa paixão que nos moveu para chegar até aqui.

São as mulheres que transformam a sociedade, começando nas localidades que conhecem e onde atuam com sua solidariedade e coragem. No entanto, as mulheres nunca precisaram de tanto apoio como nesse contexto da pandemia, que ameaça com força a saúde de suas famílias e comunidades.

O ELAS percebeu a urgência do agora e muitas organizações começaram a apoiar essa absoluta necessidade. Mas seguindo nossa missão, percebemos uma emergência: a emergência do futuro.

Muitas organizações fechando suas portas, o que compromete tudo que já construíram e impossibilita abrir portas para o futuro! Nesses 20 anos, conhecemos a diversidade de mulheres no nosso território, tão disperso e com características regionais e culturais tão diferentes.

Como ajudar as mulheres a não perderem seu futuro?

As notícias que chegavam falavam de medo, insegurança e emergência. Outros Fundos intensificaram doações para necessidades imediatas.

O ELAS decidiu sua estratégia: fomos o primeiro fundo a oferecer apoio institucional, totalmente flexível, para as organizações. Esse sempre foi um antigo sonho do ELAS, confiar nelas e apoiá-las sem restrições! Fomos conversar e sensibilizar nossos parceiros, que entenderam os motivos desse tipo de apoio. Flexibilizamos os recursos para os projetos em andamento e lançamos o Edital Mulheres em Movimento 2020: fortalecendo a solidariedade e a confiança para apoio institucional e com os recursos totalmente flexibilizados.

Sem surpresa, mas com certeza da decisão tomada, na edição de 2020 do Edital Mulheres em Movimento recebemos 1.529 inscrições de organizações e grupos. Uma demonstração tanto da necessidade de financiamento flexível, quanto da maior capilaridade do ELAS pelo Brasil. Esse número superou as 335 inscrições do edital de 2019. Tendo em vista essa maior busca de apoio da sociedade civil, o ELAS está mobilizando mais parceiros para aumentar seu apoio. Dessa forma, enquanto o inicialmente planejado era apoiar 30 grupos, já expandimos para apoiar 51 grupos no Programa Mulheres em Movimento 2020, para que continuem trabalhando pelos direitos das mulheres.

E não vamos parar, queremos aumentar o número de organizações apoiadas e para isso estamos trabalhando nesse momento! Até agora estão sendo investidos mais de 2,7 milhões de reais e seguimos buscando novas parcerias para fortalecer a confiança nas mulheres que estão no centro das transformações sociais. O futuro não espera. E o ELAS segue junto com elas.

*Amalia Fisher é Coordenadora Geral e Cofundadora do ELAS

 Kaká Verdade é Coordenadora Executiva do ELAS

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital