ELAS em 2018: garra e compromisso (13/12/2018) ELAS
2018 foi um ano de muito trabalho para o Fundo ELAS. Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso com a causa das mulheres e com nossa missão de promover e fortalecer o protagonismo das mulheres mobilizando e investindo recursos em suas iniciativas.
Foram desenvolvidos 81 projetos, selecionados nos editais que lançamos no final de 2017. São iniciativas de mulheres que lutam pelo fim da violência, pela inserção de mulheres nas ciências exatas e tecnologias, pelo autocuidado, pela diversidade e cidadania LGBT. Mulheres de todas as regiões do país que lutam pelos direitos de todas nós com estratégias criativas nos mais diversos territórios.
Juntas, as mulheres são mais fortes e potencializam sua capacidade de transformar suas comunidades e o mundo. Promovemos diversos Diálogos e reuniões que foram espaços de trocas e parcerias para as mais de 300 lideranças que estiveram conosco nesses encontros de 2018, entre eles:
Ampliamos nossas parcerias pelos direitos das mulheres brasileiras. Temos novas parcerias com dois sisters funds: a Women`s Foundation of Minnesota e o African Women`s Development Fund. Estabelecemos parceria também com a Viralize, uma plataforma em prol da cultura de doação no Brasil. Reafirmamos nosso apoio ao movimento de mulheres e feminista da Nicarágua e promovemos um encontro com ativistas nicaraguenses em solidariedade frente à severa crise política que enfrentam. Aprofundamos nossa parceria com o British Council, que está conosco no programa Feminismos Contemporâneos, e colaboramos com a construção do Festival Mulheres do Mundo – WOW, um encontro inédito e potente de que tivemos o prazer de participar. Confirmamos nova parceria com a ONU Mulheres e a ONG Empodera, para juntos lançarmos em 2019 um programa sobre gênero e esportes.
Em agosto de 2018 completamos 18 anos de investimento na liderança das mulheres. No nosso mês de aniversário, em que também celebramos a Visibilidade Lésbica, homenageamos as cinco cofundadoras do Fundo ELAS e publicamos também uma entrevista com KK Verdade, nossa coordenadora executiva. Em nossas mídias sociais, homenageamos também as mulheres indígenas no mês de setembro e aderimos à campanha dos 21 dias de ativismo, fortalecendo a campanha lançada pelo Instituto Avon, nosso parceiro na luta pelo fim da violência contra as mulheres.
Nosso trabalho por um mundo melhor onde mulheres e homens tenham as mesmas oportunidades foi reconhecido por diversos parceiros, nos rendendo prêmios e homenagens como o Destaque Laranja, que a ONU Brasil e a ONU Mulheres oferecem para ações concretas pelo enfrentamento, prevenção e eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas. Nossa coordenadora geral Amalia Fischer foi finalista do Prêmio Viva, iniciativa da Revista Marie Claire e do Instituto Avon para homenagear as pessoas que estão mudando a história da violência contra a mulher no país . Além disso, fomos eleitas uma das 100 melhores ONGs do Brasil, prêmio entregue pela consultoria Mundo Que Queremos, o Instituto Doar e a Rede Filantropia, que apostam que as ONGs que desenvolvem bons trabalhos precisam ser identificadas, reconhecidas e utilizadas como inspiração para as demais entidades.
Encerramos o ano tendo a honra de apoiar e participar do Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 Anos, um encontro histórico para celebrar e avaliar os 30 anos do primeiro encontro nacional de mulheres negras. Apoiamos o encontro e lançamos, em parceria com a ONU Mulheres, uma campanha de financiamento coletivo para fortalecer ainda mais o movimento de mulheres negras do Brasil.
Dedicamos todas as conquistas desse ano a Marielle Franco, saudosa e querida parceira cuja falta sentimos todos os dias. Seguimos trabalhando para que sua luta e resistência permaneçam e floresçam.
Nosso recesso e um presente
Estaremos de recesso de 17 de dezembro a 9 de janeiro, quando voltaremos fortalecidas para mais um ano de muito trabalho pelo empoderamento de todas as mulheres.
Como um presente de festas de fim de ano para as parceiras e parceiros que compartilham conosco a paixão pela causa das mulheres, lançamos o novo vídeo sobre as alianças que apoiamos no Programa Feminismos Contemporâneos, que você pode conferir abaixo.
Uma mensagem de esperança e de força, com a certeza de que em 2019 estaremos juntas: