Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Empoderamento e acesso a direitos através do futebol (19/7/2018)
ELAS

Resistência, ocupação e crescimento de homens transexuais no mundo do futebol. Esse é o foco dos Meninos Bons de Bola Futebol Clube, grupo de São Paulo que está sendo apoiado pelo Fundo ELAS no Edital LBT: Autonomia, Liderança e Direitos.

O objetivo do projeto "MBB - Futebol para e de homens transexuais e transmasculinos" é realizar rodas de conversas coletivas sobre o enfrentamento da violência e direitos com pessoas transexuais para promover reflexões sobre a presença de trans no futebol e proporcionar visibilidade aos mesmos, criando redes de fortalecimento e empoderamento através da prática do futebol.

Em pouco mais de um ano de existência o MBB está ganhando espaço nos torneios, com capacidade de disputar as competições na chave masculina, como mostrou reportagem recente publicada pela Mídia Ninja

“Ainda sofremos muito preconceito em campeonatos contra homens cis. O machismo infelizmente prevalece no futebol, tanto dos jogadores como da torcida. Nossa última competição deste tipo foi bem traumática e nos fez refletir se vale a pena continuar, pois fomos ofendidos e muitos jogadores se sentiram mal. Somos uma equipe com pessoas que já sofreram muito para se reafirmarem como homens trans, mas depois de muita conversa decidimos que não podemos abandonar porque são espaços que precisamos ocupar, eles precisam saber que existimos, precisam saber que os corpos dos homens trans são diferentes, precisamos resistir e pertencer aquele local”, afirma Raphael Henrique, 30 anos, um dos idealizadores do MBB, na reportagem citada.

Esporte como ferramenta para a mudança social

O Fundo ELAS tem a ampliação do acesso a cultura, comunicação, arte e esportes como uma de suas áreas de investimento e, além dos Meninos Bons de Bola, já apoiou projetos de organizações como a Associação Streetfootballworld Brazil, do Rio de Janeiro, e o GAMI - Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes, de Natal.

Esses grupos não estão sozinhos na união do esporte com a transformação social: essa dobradinha é o foco da REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, rede nacional de que o Fundo ELAS faz parte. A REMS é formada por diversas organizações que atuam com o esporte para o desenvolvimento humano e trabalha com 3 estratégias de atuação: articulação institucional e integração, mobilização social e produção e disseminação de conhecimento.

Durante o mês de abril a REMS promoveu o evento “Esporte na Rua”, com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer e em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento pela Paz. Os eventos, gratuitos e abertos ao público, aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Curitiba, Brasília e Fortaleza e contaram com a participação de mais de 4 mil pessoas. 

Confira  aqui o vídeo do Esporte na Rua 2018.

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital