O Fundo ELAS parabeniza a economista costa-riquenha Epsy Campbell, 54 anos, que no último domingo, dia 1 de abril, tornou-se a primeira mulher negra a chegar à vice-presidência de um país da América Latina continental.
“Esse resultado das eleições na Costa Rica é um exemplo para todos os países do continente. Nem mesmo o Canadá ou os Estados Unidos tiveram uma vice presidenta negra feminista. Saudamos Epsy Campbell pela vitória e desejamos que ela inspire outras líderes negras”, diz Amalia Fischer, coordenadora geral e cofundadora do Fundo ELAS.
A economista foi eleita pela chapa de Carlos Alvarado, do Partido de Acción Ciudadana. Carlos e Epsy levantaram as bandeiras dos direitos humanos e do Estado laico. Entre as propostas apresentadas na campanha, defenderam o direito dos homossexuais ao casamento, algo que não é previsto por lei na Costa Rica.
Epsy Campbell tem formação superior em Economia e Administração de Negócios, além de especialização e mestrado em Ciência Política na Universidade da Costa Rica. Ela tem se dedicado à defesa dos direitos das mulheres, desenvolvimento social e política fiscal.