Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

ELAS nas Exatas: eventos discutem equidade de gênero no ensino médio do país (15/3/2018)
ELAS

Fundo ELAS, Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres, parceiros no Edital Gestão Escolar para Equidade: ELAS nas Exatas, promovem no mês de março dois eventos para discutir equidade de gênero e raça na educação pública e inserção de meninas nas ciências exatas e tecnologias: o 1º Seminário Elas Nas Exatas e o III Diálogo ELAS nas Exatas.

“O Seminário e o Diálogo ELAS nas Exatas são uma oportunidade inédita para ampliar o debate nacional sobre a inserção das meninas nas ciências exatas e tecnologias – que serão as futuras cientistas do país”, diz Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS.

"Esses dois eventos fazem parte de um projeto mais amplo de incidência nas políticas educacionais do país, a partir de experiências concretas sobre a relevância de criar oportunidades para as jovens mulheres serem bem sucedidas, e em condições reais de igualdade, também no campo das ciências exatas e tecnologias”, comenta Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas.

“ELAS nas Exatas nos gera a oportunidade de reafirmar que as escolas públicas são decisivas para articular a igualdade de gênero com conhecimento científico e tecnológico e habilidades digitais. As mudanças em termos de incentivo, investimentos e desenvolvimento técnico precisam acontecer agora. Só assim meninas e adolescentes poderão fazer parte da revolução digital que está acontecendo em todo o mundo”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

“As meninas apresentam um bom aprendizado em matemática ao longo do Fundamental I e II, mas no Ensino Médio esse rendimento diminui. Esse declínio na aprendizagem ao longo do ciclo de aprendizagem é, em grande parte, resultado do processo de socialização – na família e na escola. Os padrões de discriminação e estigmas da sociedade se refletem no interior da escola. No entanto, a escola precisa acolher as desigualdades e promover a equidade, atuando em favor das jovens e ampliando suas possibilidades de escolhas” explica Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

O 1º Seminário Elas Nas Exatas acontece no dia 19 de março no Museu do Amanhã. O Seminário criará um espaço para que haja diálogos entre especialistas, estudantes e gestores em educação sobre a importância da promoção da equidade e do enfrentamento das desigualdades e das discriminações de gênero como elementos fundamentais a serem considerados nas políticas públicas educacionais.

Entre as participantes estão a pesquisadora argentina Gloria Bonder, diretora da Cátedra Regional UNESCO "Mulheres, Ciência e Tecnologia", a socióloga Suelaine Carneiro, do Geledés - Instituto da Mulher Negra, e a professora Alice de Paiva Abreu, Diretora do GenderInSITE, programa internacional que promove as discussões de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia. A programação completa e link para inscrições estão disponíveis em http://www.seminarioelasnasexatas.org.br/. O evento conta com a parceria do Canal Futura para transmissão ao vivo pelo site www.futura.org.br e pela fanpage oficial www.facebook.com/canalfuturaoficial/.

O III Diálogo ELAS nas Exatas acontece nos dias 20 e 21 de março e será transmitido ao vivo pela página do ELAS nas Exatas no Facebook, em https://www.facebook.com/ELASnasExatas/. O Diálogo vai reunir representantes dos 10 grupos apoiados no II Edital ELAS nas Exatas, que são iniciativas de todo o Brasil que visam a inserção das meninas nas áreas de ciências tecnológicas e exatas por meio da promoção da equidade de gênero no ambiente escolar. Além de debater os temas com especialistas e ativistas convidadas, o principal objetivo do Diálogo é fortalecer os 10 projetos selecionados no II Edital ELAS nas Exatas, identificando ações que possam ser potencializadas e incentivando o trabalho em rede. Katemari Rosa, professora-adjunta de Física da UFBA e a química Joana D`Arc Felix de Souza, Personalidade do Ano no Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo, são algumas das convidadas para dinamizar o debate.

Gênero e raça nas escolas, o papel da gestão escolar na promoção da equidade e oportunidades e desafios de mulheres que atuam nas ciências exatas e tecnologias serão alguns dos temas debatidos nos dois eventos, que pretendem incidir no campo da educação pública, em específico no avanço de uma agenda que fortaleça o interesse, a participação e a permanência de jovens mulheres nas ciências.

Saiba mais sobre o ELAS nas Exatas e sobre os dois eventos: http://www.fundosocialelas.org/elasnasexatas/edital/

Programação e inscrições para o 1º Seminário Elas Nas Exatas:
http://www.seminarioelasnasexatas.org.br/

Transmissão ao vivo do 1º Seminário Elas Nas Exatas:
http://futura.org.br/ e https://www.facebook.com/canalfuturaoficial/

Transmissão ao vivo do III Diálogo ELAS nas Exatas:
https://www.facebook.com/ELASnasExatas/

 

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital