A chefe de cozinha Paola Carosella, parceira do Fundo ELAS, realizou em novembro um curso de gastronomia para 23 travestis, mulheres e homens trans, em São Paulo. O curso incluiu disciplinas sobre aptidões básicas do trabalho em uma cozinha de restaurante, além de uma oficina de poesia com a poeta, atriz e jornalista Elisa Lucinda e a atriz e diretora Geovana Pires para desenvolver a comunicação interpessoal e a autoconfiança do grupo.
Após um vídeo com as imagens do curso ser publicado nas redes sociais do Ministério Público do Trabalho, ela escreveu na última segunda-feira, dia 11 de dezembro: “E quem mais aprendeu de todas e todos fui eu. Obrigado”.
A ação faz parte do Projeto Empregabilidade Trans, que visa acelerar e dar maior consistência ao processo de desenvolvimento profissional e empregabilidade de pessoas trans. É uma estratégia para estimular a entrada da população trans e travesti no mercado formal de trabalho, uma vez que grande parte encontra dificuldade de se inserir devido ao preconceito.
O curso integra iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho que envolve a Txai Consultoria e Educação, o escritório da chef Paola Carosella e de Benny Goldenberg, o Fundo ELAS, além de outras organizações que estão se articulando ou serão articuladas no decorrer das ações.
O curso é uma das ações afirmativas relacionadas à iniciativa, assim como o novo edital para apoiar o protagonismo de lésbicas, bissexuais e trans que o Fundo ELAS lança no dia 20 de dezembro.
Confira o vídeo: