De 13 a 18 de dezembro acontece a 12ª edição do Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino, festival que estimula e celebra a produção audiovisual de mulheres desde 2004 (é o primeiro festival latino-americano de filmes dirigidos por mulheres) e já contou em diversas ocasiões com o apoio e a parceria do Fundo ELAS.
Serão exibidos 64 filmes de 18 países e todas as regiões brasileiras, distribuídos em uma Competição Internacional, uma Competição Nacional e Programas Especiais, inclusive um programa infantil.
Além dos filmes, a programação do Femina inclui o Seminário Femina, que este ano tem como tema “Feminismos, Cinema e Interseccionalidade: diálogos e estratégias de resistências”. As mesas de debate trarão conversas sobre mulheres no audiovisual, curadoria e crítica como espaços políticos, assédio, cultura do estupro e violência contra a mulher.
A gerente de comunicação do Fundo ELAS, Renata Saavedra, participa do mesa 2 do Seminário, “Sobre poder e violência: apagamentos, assédios e a cultura do estupro”, que acontece na quinta, dia 14, às 13h.
O Femina 2017 fará ainda três homenagens: à cineasta Sandra Werneck, à produtora Vania Catani e à atriz Laura Cardoso.
O Femina 2017 tem patrocínio da Riofilme e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, e realização do Instituto Femina e do CCBB/RJ.
As inscrições para o Seminário Femina devem ser feitas no site feminafest.com.br, e a programação completa também está disponível
aqui.