Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Fundo ELAS participa do 14º Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe (23/11/2017)
ELAS

Parte da equipe do Fundo ELAS está em Montevidéu para o 14º Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe, que vai reunir 2200 ativistas de toda a região, propiciando um grande espaço de discussão entre as diversas expressões do movimento feminista da América Latina e do Caribe.

Com o tema Diversas mas não dispersas, o 14º EFLAC tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento da democracia na América Latina a partir da incorporação dos direitos humanos das mulheres na agenda dos Estados e sociedades. São três dias de programação intensa (confira aqui a programação completa).
 
Amalia Fischer, cofundadora e coordenadora geral, KK Verdade, coordenadora executiva, e Savana Brito, gerente de programas, representam o Fundo ELAS no encontro. “Todos os fundos de mulheres que estão na América Latina ou que apoiam o movimento de mulheres na região têm que ir aos Encontros Feministas, porque é o espaço onde você ouve o que está acontecendo com as organizações e coletivos de mulheres, ouve sobre os contextos nos diferentes países, sobre a situação dos diversos movimentos que estão dentro do movimento feminista”, afirma Amalia Fischer.
 
Os Encontros Feministas da América Latina e do Caribe nasceram em Bogotá, na Colômbia, em 1981. Amalia Fischer esteve nessa primeira edição – e em 13 dos 14 encontros já realizados – e conta um pouco dessa experiência no vídeo abaixo.
 
O Fundo ELAS apoia também a participação de grupos de mulheres no EFLAC, através do edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos. A  Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL) participa do EFLAC com esse apoio, desenvolvendo um projeto que visa a formação de novas lideranças políticas, propiciando a ocupação dos espaços por ativistas lésbicas brasileiras e sua articulação com mulheres de outros países. Após o EFLAC, as representantes participarão de encontros para multiplicar e interiorizar os debates, criando núcleos regionais da ABL no DF, PA e RJ.
 
A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) também leva para Montevidéu sua Teia Latino Americana e Caribenha de Feministas Antiproibicionistas. Além de participar do Encontro, a RENFA conduziu no dia 21 de novembro uma reunião que agregou mulheres do Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Chile, Colômbia e México, que discutiram sobre a atuação e a perspectiva feminina na reforma da política de drogas.
 
Acompanhe novidades do 14º Encontro Feminista da América Latina e do Caribe pelo Facebook.
 
 

 
 
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital