Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Suzi Clementino, conselheira do Fundo ELAS, organiza I Fórum: Gastronomia e a Reparação da Escravidão Negra no Brasil (7/11/2017)
ELAS

Aconteceu no dia 31 de outubro o I Fórum: Gastronomia e a Reparação da Escravidão Negra no Brasil, que teve o objetivo de discutir a influência africana na gastronomia brasileira, reconhecendo e valorizando a cultura negra.

Suzi Clementino, parceira e conselheira do Fundo ELAS e integrante da Comissão Organizadora do Fórum, fez a fala de abertura do Fórum e participou do painel "Dados comparativos, relatos e resultados preliminares para a Comissão da Verdade" ao lado de Dulce Gabiatti, Humberto Adami, chef Lindenberg, David Bispo (Bar do David) e Dida (Bar da Dida).
 
"O Fórum abre portas para visibilizar e apoiar projetos de mulheres que se dedicam à preservação da cultura negra através da gastronomia", afirma Suzi Clementino.  “Inicialmente o que pretendemos fazer é um estudo sobre a influência africana na gastronomia, para compreender esse processo e o que é a gastronomia dentro dessa reparação, entendendo reparação também como o reconhecimento da nossa participação negra na gastronomia brasileira e mundial”, diz Suzi, que é empresária, sócia dos restaurantes I Piatti, impulsionadora do Pólo Gastronômico de Botafogo e presidenta do Pólo Gastronômico do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.
 
O Fórum é uma iniciativa das Comissões Nacional e Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CNVENB/CFOAB e CEVENB/OAB-RJ). Presidente da CEVENB, Humberto Adami - que também preside a comissão nacional sobre o tema - destacou a expansão do debate sobre o tema no país. “A comissão está em quinze seccionais e em comissões municipais. Dia 23 vamos lançar a de Campos, por exemplo. Nosso grupo busca pistas e provas da escravidão e também bibliografia. Esta é a primeira vez que abordamos a reparação também pelo viés da gastronomia”, afirmou. 
 
 
 
 
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital