Acontece no dia 25 de outubro de 2017, quarta-feira, o lançamento do livro Quando as meninas não contam: gênero e matemática, de Nadia Regina Loureiro de Lima.
No livro, a autora realiza uma análise investigativa sobre a reduzida presença de mulheres nas ciências exatas, particularmente a Matemática. Partindo da questão de McGrayne (1994) – Por que tão poucas?, diante da reduzida presença de mulheres que ganharam o Prêmio Nobel em Ciências, a autora investiga essa reduzida presença, contextualizando a condição das mulheres na história da humanidade, sob um olhar de gênero.
O livro é resultado de sua tese de doutorado em Lingüística autora centraliza o processo investigativo na análise das relações de gênero e sua articulação com os saberes científico e Ciências. Como objeto de análise, Nadia Regina investiga a percepção de professores e professoras de Matemática do 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e privadas.
No lançamento do livro a autora fará uma palestra sobre o tema.
O evento será dia 25/10/2017, às 20h, no Auditório Tercio Pacitti da CCET/Unirio, na Av. Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro.
Atento ao tema, o Fundo ELAS lançou em 2015 o programa ELAS nas Exatas, em parceria com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas. Saiba mais sobre o ELAS nas Exatas
aqui e fique ligada: em breve lançaremos o novo edital ELAS nas Exatas.