Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Parceiras no Programa Building Movements - Feminismos Contemporâneos celebram resultado do primeiro edital (16/10/2017)
ELAS

A grande aliança pelo fortalecimento do movimento de mulheres unida no Programa Building Movements - Feminismos Contemporâneos anunciou com orgulho a lista de projetos selecionados no primeiro edital do programa, lançada no dia 10 de outubro de 2017.

Para Camila Morsch, Diretora Regional de Sociedade do British Council, “o resultado do edital superou nossas expectativas pela quantidade e qualidade das propostas e, também, por reforçar a ideia de que as conexões internacionais continuam a cumprir papel importante para o movimento de mulheres. Recebemos dezenas de expressões de interesse de organizações do Reino Unido e do Brasil, buscando parcerias e destacando objetivos comuns”. 
 
Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, ressalta a importância do programa por mobilizar recursos e destiná-los para projetos que fortaleçam a organização política dos movimentos de mulheres na sua diversidade. “O resultado evidencia a demanda crescente dos movimentos de mulheres e feministas por recursos diante de um potencial gerado entre capacidade de resposta da sociedade civil aos problemas decorrentes das opressões de gênero e da ofensiva contínua contra os direitos humanos das mulheres”, afirma. Gasman destaca, ainda, que “o programa se soma aos propósitos globais da ONU Mulheres de fortalecer os movimentos de mulheres na base. Destinar aportes financeiros para apoiar os movimentos de mulheres permite acelerar os esforços para construção de um Planeta 50-50 e garante a igualdade de gênero real, sem deixar nenhuma mulher e menina para trás”.
 
Além de muitas propostas serem “cross-countries”, promovendo o diálogo entre países, os projetos também atenderam outra prioridade do edital, que era de propostas “cross-movements”, que visassem a articulação de diferentes segmentos dos movimentos feministas e de mulheres, assim como com outras lutas por direitos, como a luta por moradia, por direitos trabalhistas, por direito à cidade, por terra, etc.
 
A diversidade de projetos também se destacou: foram selecionados projetos de mulheres negras, indígenas, quilombolas, de terreiro, rurais, lésbicas, jovens empreendedoras, trabalhadoras domésticas, etc.
 
Esse edital é mais um passo de um programa a médio prazo  pelo fortalecimento do movimento de mulheres. A primeira atividade da iniciativa foi o “Diálogo Mulheres em Movimento: Direitos e Novos Rumos”, um encontro de mulheres de todo o Brasil e outros países da América Latina para discutir o contexto da luta por direitos das mulheres e traçar estratégias conjuntas para a agenda do movimento de mulheres (Confira aqui os debates do Diálogo).
 
Com esse primeiro edital contribuímos para o avanço da democracia e dos direitos e para o intercâmbio de experiências entre os movimentos de mulheres do Brasil e de outros países da região da América Latina bem como com o Reino Unido. “O desafio imediato agora é aproveitar esse momento para pensar novas maneiras de fortalecer e buscar alianças para responder a essas e outras tantas demandas no Brasil, na América Latina e no Reino Unido”, afirma Camila Morsch.
 
O edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos é resultado de uma grande aliança em defesa dos direitos das mulheres entre British Council, ONU Mulheres, Open Society Foundations, OAK Foundation, Global Fund for Women e Fundo ELAS. Saiba mais: http://www.fundosocialelas.org
 
 
 
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital