A quarta edição do
Jornal de Borda será lançada na
Feira Tijuana, que acontece nos dias 6 e 7 de maio no Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414), no Rio de Janeiro. Madalena Guilhon, jornalista, cofundadora e conselheira do Fundo ELAS, colaborou como uma das autoras da publicação, com texto sobre como o feminismo entrou em sua vida.
O Jornal de Borda é uma publicação anual de arte com tiragem de 5 mil exemplares em formato tabloide. Idealizado por Fernanda Grigolin, parceira do Fundo ELAS, com projeto gráfico de Lila Botter, o jornal conta com a participação de artistas, curadores e pesquisadores.
Cada edição gira em torno de um tema: a primeira foi sobre o ato de editar, a segunda abordou a circulação da arte, a terceira trouxe como eixos de discussão feminismos, teoria queer e afrocentralidade e a quarta tem como campos de diálogo: o arquivo, a memória e o poder.
Na quarta edição, o Jornal da Borda começa a trazer edições facsmiles de publicações históricas: a primeira versão será do Jornal anarquista brasileiro A Plebe.
Além de Madalena Guilhon, participam dessa edição: Eduardo Augusto Costa, Elisa Lemus, Fausto Gracia, Iara Lis Schiavinatto, Fabiana Bruno, Juan Carlos Romero com María Esther Galera, Karlla Girotto com André Penteado, Letícia Cobra Lima, Lívia Aquino, Liz Melendez López, Luchadoras, Maíra Endo com Paola Fabres, Nathanael Araújo, Omar Khouri, Raquel Stolf, Talita Trizoli, Thais Gouveia, Thiago R, Vânia Medeiros, Mônica Santana, Daniel Guerra e Yuly Marty.
Depois do Rio de Janeiro, haverá lançamentos ainda em São Paulo (17 de junho na Casa Plana), Belo Horizonte (24 de junho na Banca), Campinas (28 de junho na Unicamp e 30 de junho na Torta) e Florianópolis (no Seminário Internacional Fazendo Gênero, em julho).
É possível baixar as versões em pdf ou comprar exemplares impressos
aqui. Acompanhe as novidades do Jornal de Borda
aqui.