Gênero e Número lança aplicativo contra assédio e insegurança nas ruas (28/3/2017) ELAS
As mulheres não se sentem livres para andar em espaços públicos, onde são vítimas de diversas formas de violência. Pensando nisso, o Gênero e Número acaba de lançar o aplicativo Braços Dados, que oferece às mulheres a possibilidade de acionar uma rede de confiança com apenas um clique.
O aplicativo Braços Dados foi desenvolvido pela Gênero e Número para atender mulheres que diariamente têm sua mobilidade impactada pela percepção de insegurança. O app oferece às usuárias um serviço de envio de mensagem de urgência a uma rede de cinco pessoas previamente cadastradas. Ao acionar um botão, uma mensagem SMS é enviada aos contatos pré-selecionados, sinalizando a localização e deixando em alerta uma rede de confiança. Gratuito e exclusivo para sistema Android, o Braços Dados está disponível na Google Play.
A expectativa é que o Braços Dados, além de um serviço para as mulheres – que são maioria no uso de transporte público e fazem a maior parte dos seus deslocamentos a pé -, também seja um aliado para mapear situações e espaços nos quais elas se sentem em risco. Ao alcançar um volume considerável de usuárias cadastradas e ativas no app, a Gênero e Número poderá desenvolver análises sobre a percepção de risco das cidades, sem qualquer uso de dados individualizados.
Gênero e Número é a primeira plataforma brasileira que aborda questões de gênero a partir de dados. Iniciativa independente de jornalismo, propõe-se a levantar, tratar e expor dados e evidências em conteúdos de múltiplos formatos – com reportagens em texto e em vídeo, visualizações de dados interativas, ou mesmo apresentando os bancos de dados construídos ou analisados ao longo das apurações.