Foi lançado no dia 15 de dezembro o Caderno de Boas Práticas: Empoderamento de meninas - como iniciativas brasileiras estão ajudando a garantir a igualdade de gênero, produzido pelo Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (Indica) em parceria com Plan International, Childhood e UNICEF. O lançamento aconteceu na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília.
O Fundo ELAS é uma das organizações mapeadas na publicação, que oferece subsídios para que o Estado, a família e a sociedade reflitam sobre como o gênero interfere na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além disso, KK Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS, foi uma das entrevistadas e participou do mapeamento de experiências.
O objetivo do
Caderno de Boas Práticas é contribuir para o debate sobre as condições de vida de meninas brasileiras e convocar os setores responsáveis a promover a equidade de gênero e o empoderamento de meninas, conforme compromisso assumido como parte dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 2.
Para isso, a publicação apresenta um mapeamento de experiências realizadas por organizações da sociedade civil e do setor público que promovem a equidade de gênero por meio do empoderamento de meninas. A proposta é que as ações, os projetos e os programas apresentados sirvam como referência para elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento das meninas no Brasil.