Vanessa Lucena, gerente de desenvolvimento do Fundo ELAS, e Angela Donini, nossa conselheira, participam nesta terça, dia 13 de setembro, do III Ciclo ESPM Brasil: Múltiplas Identidades, realizado pelo Centro de Altos Estudos da ESPM.
Integram o evento os paineis Brasil (Tele)Ficções, sobre os papeis das novelas e outras narrativas teleficcionais na difusão de visões de país, e o painel Brasil Gêneros, que abordará as relações entre a presença feminina na sociedade e na mídia e a identidade brasileira.
Os palestrantes do primeiro painel são Maria Immacolata Vassallo de Lopes (PPGCOM ECA-USP), Antonio Hélio Junqueira (PGCOM ESPM/USP), Virginia Albuquerque Patrocínio Alves (PPGCOM ESPM), Julio Cesar Fernandes (TV Globo), Pedro Curi (Escola de Séries / ESPM-RJ), Marçal Aquino e Fernando Bonassi (Escritores e roteiristas da Rede Globo).
Já no painel Brasil Gêneros, Natália Ledur Alles (jornalista/ Unisinos) fala sobre “A visibilidade das mulheres prostitutas em espaços comunicacionais”, Thaís Fabris (Coletivo 65/10) sobre “Os novos papéis da mulher e os estereótipos que a publicidade não pode reforçar” e Julia Campos (Coletivo Coralina ESPM) conta a experiência de um coletivo universitário feminista e LGBT+.
Vanessa Lucena representa o Fundo ELAS abordando a importância de investir na comunicação do movimento de mulheres, ao lado da nossa conselheira Angela Donini, professora da UNIRIO, que fará a palestra “Processos de subjetivação a partir dos conhecimentos e das experiências feministas latino-americanas”.