Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS, participa no dia 2 de abril do Laboratório Roque Pense!, iniciativa do Coletivo Roque Pense, coletivo cultural antissexista que atua na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
O Laboratório Roque Pense! é uma oficina de cultura antissexista destinada exclusivamente a garotas de 15 a 29 anos, artistas, produtoras, ativistas e estudantes. O objetivo é empoderar garotas no universo da cultura urbana. Haverá um ciclo de cinco encontros que debaterão temas como a história do feminismo, feminismos interseccionais e negros, produção cultural periférica e produção colaborativa feminina.
O coletivo promove também o Festival Roque Pense!, um festival de cultura antissexista que em 2016 terá sua 4ª edição. Com apoio do Fundo Fale Sem Medo, parceria do Fundo ELAS com o Instituto Avon, o coletivo promoveu o Festival Roque Pense! 2015, que teve como tema a violência doméstica na juventude. Através de shows, debates e oficinas artísticas, o coletivo levou para as ruas de Duque de Caxias sua campanha Garotas, Roque e Novas Ideias Por uma Baixada Sem violência, que mobilizou diversas jovens também pelas redes sociais. Selecionado no edital 2016 do Fundo Fale Sem Medo, o Festival Roque Pense! 2016 também terá apoio do Fundo ELAS.