Março é tempo de intensa mobilização do movimento de mulheres Brasil adentro. O 8 de março é um momento de celebrar as conquistas de direitos das mulheres e discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado pelas lutas das mulheres.
Atos, celebrações e eventos temáticos acontecem em todo o país.
Confira um pouco da intensa e variada agenda que grupos de mulheres prepararam para o mês de março:
Dia 2 de março
- O Março Feminista do Distrito Federal e Entorno reunirá grupos como AfroBixas, Casa Frida, Fórum de Mulheres do DF e Entorno e Marcha Mundial das Mulheres DF. As atividades da primeira semana incluem a I Conferência Temática de Negras e Negros LGBT, rodas de cuidado e ensaio da batucada feminista.
Veja aqui.
Dia 4 de março
- A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres / SPM-Rio promove debate sobre o espaço público e a agenda política de gênero: “Pelo aumento da representação das mulheres”. Será no dia 4, às 9h30, na Praça Pio X, 119, auditório do 9º andar, Centro do Rio de Janeiro. Detalhes
aqui.
Dia 5 de março
- O TransRevolução e o PreparaNem convidam para o Dia Internacional de Todas Mulheres Cisgeneres,transvestigeneres,intergeneres. Do dia 05 a 08 de março haverá uma mostra de filmes e debates na Rua Morais e Vale, 18 - Beco do Rato, Rio de Janeiro.
Confira o evento.
- Acontece em São Paulo o Mulheres Tech Day, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, as vencedoras do Prêmio Mulheres Tech em Sampa e a TechSampa. Será um dia de debate, informação e conexão entre mulheres que estão ou desejam ingressar na área de tecnologia e inovação. Entrada gratuita.
Saiba mais.
- Entre 5 e 12 de março acontece a Semana da Mulher na Tecnologia, com uma série de eventos práticos e discussões com foco nas mulheres na área de Tecnologia em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná e Pernambuco. O objetivo é inserir e fortalecer as mulheres na área.
Acompanhe a programação.
Dia 6 de março
- No dia 6 de março a campanha Feminicidades ganha as ruas de São Paulo. Haverá colagem de lambes às 14h na Praça Roosevelt, para ocupar a cidade com histórias e olhares de mulheres, e encontro no dia 12 de março.
Saiba mais.
- Também haverá ações do Feminicidades na Lapa, RJ (às 15hrs em frente aos Arcos da Lapa).
Mais informações aqui.
Dia 7 de março
- Acontece no Largo da Carioca o ato "Amanhã estarei viva?", no dia 07 de março. A ideia é abrir a semana de atos e lutas com um espaço de intervenções feministas, artísticas, expressando as nossas reivindicações de forma espontânea, criativa e aberta, e refletindo sempre de que forma as nossas vidas e direitos estão sob risco constante. Às 17h,
veja aqui.
- A FIRJAN convida para o Encontro com a Fundação Geena Davis, ocasião em que será apresentada a nova pesquisa sobre equilíbrio de gênero na mídia brasileira. Haverá um painel de discussão com personalidades da indústria do entretenimento, criadores de conteúdo e especialistas sobre gênero na mídia e a maior participação da mulher na cadeia produtiva do setor audiovisual, com participação de Amalia Fischer, cofundadora e coordenadora geral do Fundo ELAS. De 17h às 20h na Avenida Graça Aranha, 1, Centro do Rio de Janeiro. O evento é aberto e gratuito.
Acesse mais informações.
- De 7 a 10 de março, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC - RIO, CASOC Lélia Gonzalez, realiza a segunda edição da Semana do Dia Internacional da Mulher PUC-Rio, em parceria com o Coletivo de Mulheres PUC-Rio, Coletivo Nuvem Negra e apoio do Departamento de Ciências Sociais, com o intuito de promover o debate feminista no espaço universitário através de atividades e palestras que visibilizem as causas e questões das mulheres simbolicamente marcadas no 8 de Março. Uma das convidadas será Nilce Naira, do Ilê Omolu Oxum, uma das organizações apoiadas pelo Fundo ELAS.
Veja a programação.
Dia 8 de março
- No Rio de Janeiro, o Fórum de Combate a Violência contra as Mulheres convida para o Ato pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres no RJ. A concentração será a partir das 16h nas escadarias da ALERJ. Depois seguirão em caminhada até a Cinelândia, onde o ato será encerrado com diversas atividades.
Confira aqui.
- Também no Rio de Janeiro o Fórum 8 de março começa às 11h na Central do Brasil. Com música, ato político e atividades culturais, o Fórum 8 de Março elegeu como lema em 2016: “Pela Vida e Participação das Mulheres: nenhum direito a menos”. Serão debatidos temas como saúde e vida da mulher, mulheres e sua relação com o mundo de trabalho e participação política das mulheres.
Saiba mais.
- Em Recife acontece o Ato Unificado Pela Vida das Mulheres - Por saúde, Contra a Precariedade no Trabalho, Pelo Fim da Violência. A concentração será no Parque 13 de Maio às 15h e saída às 17h. Haverá rodas de diálogo e um mutirão para confecção de cartazes que serão levados pelas mulheres durante a Marcha.
Leia mais.
- A CAMTRA, organização apoiada pelo Fundo ELAS, inicia o 8 de Março entregando rosas para as mulheres trabalhadoras na Central do Brasil.
Acompanhe a agenda do grupo.
- O projeto Engenheiras da Borborema, apoiado pelo Fundo ELAS através do Elas nas Exatas, vai realizar um ciclo de palestras e mesa redonda para promover e fortalecer a atuação de mulheres na área de ciências exatas. Em São Paulo.
Saiba mais.
- Também em São Paulo, o projeto Empoderadas, com o apoio do Fundo ELAS, realizará um ciclo de bate papo com mulheres negras, a partir do dia 8. A primeira convidada é a arquiteta e urbanista Joice Berth.
Saiba mais.
Dia 9 de março
- O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias (CMDM/DC) realizará em conjunto com o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias (FMDM/DC) uma caminhada alusiva ao Dia Internacional da Mulher no dia 9 de março. O objetivo da caminhada é que seja encaminhado e votado o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Duque de Caxias, elaborado na IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Duque de Caxias em julho de 2015. A concentração será na Praça do Pacificador às 16h.
Confira.
- De 9 a 11 de março acontece o II Seminário de Mulheres Negras do Coletivo Claudia Silva. Será na UERJ, na Faculdade de Formação de Professores, em São Gonçalo.
Veja aqui.
Dia 10 de março
- A Marcha Mundial das Mulheres convida para a roda de conversa Situação das mulheres – perspectivas e desafios para 2016, em São Carlos (SP). Será no dia 10 de março, às 18h30, com participação do Levante Popular da Juventude e das Promotoras Legais Populares de São Carlos, um dos grupos apoiados pelo Fundo ELAS.
Confira.
Ainda em março
- No dia 13 de março haverá uma edição especial da Feira das Yabás, em Madureira (RJ), em homenagem às Yabás pelo Dia Internacional das Mulheres, com novidades e programação dedicada a elas.
Saiba mais.
- De 14 a 18 de março a UFFRJ realiza no Campus de Nova Iguaçu a II Semana da Mulher, com mesas de debate, rodas de conversa, exposições, performances e exibição de filmes.
Confira a programação.