Reunião realizada no fim de agosto, no escritório da Fundação Ford no Rio de Janeiro, colocou em pauta ações e estratégias das agências de cooperação na temática racial no Brasil. A ação foi organizada pelas fundações Ford, Kellogg, Avina e Oxfam GB, e contou com a participação de outras 11 organizações, incluindo o ELAS – Fundo de Investimento Social.
A iniciativa foi motivada pelo crescimento e pela diversificação recentes da agenda e das políticas públicas de combate ao racismo e a promoção da igualdade racial. O cenário apontou para a necessidade de apoio para as quais as entidades de cooperação precisam estar atentas e afinadas.
Ao longo das apresentações e das discussões, vários pontos sensíveis foram abordados: a importância de foco na construção de políticas públicas, a necessidade da valorização e do apoio ao protagonismo das entidades negras e a necessidade das agências incorporarem a temática racial em suas linhas de atuação e em suas relações internas, dando diversidade à composição de suas equipes.