MariaLab Hackerspace oferece oficinas de segurança digital com apoio do Fundo ELAS (17/2/2016) ELAS
Encorajar, empoderar e unir mulheres através do interesse pela cultura hacker. Esse é o objetivo do MariaLab Hackerspace, coletivo que nasceu em 2012 com poucas integrantes e uma lista de email e, dois anos depois, passou a reunir mais mulheres, realizar encontros presenciais e se afirmar como um coletivo feminista. Apoiado pelo Fundo ELAS, o MariaLab realiza oficinas gratuitas de segurança e autodefesa digital.
Hackerspaces são espaços comunitários onde as pessoas compartilham seus interesses e projetos ligados à tecnologia, em defesa de princípios como compartilhamento e colaboração. Voltado para mulheres, o MariaLab busca levar a tecnologia para espaços feministas e o feminismo para espaços de tecnologia, além de empoderar mulheres e pessoas trans e travestis na área através da troca de experiências e conhecimentos.
“Consideramos necessário criar espaços seguros para que possamos compartilhar, aprender, inventar e experimentar através da atuação e autonomia das mulheres na área. Nós nos baseamos em políticas antiopressão para que esses espaços, sejam físicos ou virtuais, se tornem ambientes politizados e realmente inclusivos”, explicam as integrantes.
Segurança digital para feministas
Como evitar ser vítima de cyberbullying e porn revenge e a importância de reduzir as desigualdades de gênero nas ciências exatas e tecnologias são alguns dos temas abordados nas oficinas, palestras e rodas de conversa promovidas pelo grupo.
Com apoio do Fundo ELAS, o coletivo oferece oficinas de segurança digital para feministas e ativistas em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2016. “Entendemos que é extremamente importante empoderar grupos feministas e ativistas mulheres sobre segurança digital disponibilizando ferramentas, técnicas e teorias de proteção dos nossos dados nas redes”, defendem.
A primeira oficina no Rio de Janeiro acontece no dia 20 de fevereiro, sábado. Durante a oficina, elas vão falar sobre as principais vulnerabilidades a que estamos sujeitas na internet e sobre como se defender de ameaças nas redes. Inscreva-se no link: https://www.facebook.com/events/764465980364857/