O Fundo ELAS tem muitos motivos para celebrar o ano de 2015. O único fundo de investimento social voltado para meninas, jovens e mulheres completou 15 anos reforçando sua missão de promover e fortalecer o protagonismo feminino mobilizando e investindo recursos em suas iniciativas.
O ELAS encerrou seus XVII e XIX concursos com resultados expressivos e surpreendentes. Desenvolvido em parceria com a
Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, o XVII Concurso de Projetos fortaleceu institucionalmente a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e outros 8 sindicatos e associações das trabalhadoras domésticas, além mobilizar e garantir apoio político para os direitos das trabalhadoras domésticas. Essa articulação das trabalhadoras culminou na aprovação e regulamentação da PEC das Domésticas (150/2015), uma conquista que beneficia mais de 7 milhões de trabalhadoras em todo o país.
O XIX Concurso do Fundo ELAS, novo edital do
Fundo Fale Sem Medo, parceria do ELAS com o Instituto Avon, também foi encerrado em 2015, alcançando mais de 21 mil beneficiárias de 77 municípios brasileiros, entre mulheres jovens e adultas, negras, mulheres de terreiro, agricultoras, lésbicas e quilombolas. Foram apoiados 31 projetos que desenvolveram estratégias criativas e inovadoras na luta contra a violência contra a mulher: agricultura familiar, artes (dança, música, teatro), comunicação (rádio comunitária, programas de TV, vídeos), esportes, etc.
Apoiamos também mais 7 grupos através do Programa de enfrentamento da violência contra ativistas. Com apoio da Sigrid Rausing Trust, o programa já apoiou 16 projetos de todo o país desde 2014.
Avançamos ainda com o Programa Autonomia Sexual: Fundo de Direitos Sexuais e Reprodutivos, que mantemos desde 2009. O Programa tem apoio da OAK Foundation e em 2015 apoiamos 5 projetos.
Inovações e novas parcerias
Em 2015 o Fundo ELAS inovou e lançou seu
XX Concurso de Projetos em parceria com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas. O Concurso Elas nas Exatas selecionou 10 projetos que serão realizados em escolas públicas e têm como foco principal a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais, estimulando alunas de ensino médio a seguirem carreiras nas ciências exatas e tecnologias.
Lançamos também nosso
XXI Concurso de Projetos, fortalecendo nossa parceria com o Instituto Avon: o Fundo Fale Sem Medo. O 3º edital do Fundo Fale Sem Medo apoiará mais 30 projetos voltados para o combate à violência contra a mulher, com um investimento de mais de R$3 milhões. Apoiaremos organizações da sociedade civil, grupos informais de mulheres ou mistos e grupos de mulheres estudantes, que têm crescido muito nas escolas e universidades do país.
Em parceria com o
Fundo Brasil de Direitos Humanos, a
Fundação Ford e a Rede Globo, lançamos a campanha
Brasil Sem Violência, uma iniciativa piloto de mobilização para doações individuais que buscou também divulgar o trabalho realizado pelos dois fundos no combate à violência e à violação de direitos no Brasil e conscientizar a sociedade civil da importância de colaborar com a causa. A campanha foi lançada no BR Day NY 2015, um dos maiores festivais de rua de Nova Iorque, com audiência de cerca de 1 milhão de pessoas.
Firmamos parceria com o
Fundo Socioambiental CASA, a fim de buscarmos recursos conjuntamente na área de mulheres e mudança climática, reafirmando também nosso compromisso com outros fundos de investimento social voltados para mulheres na América do Sul, como o
Fondo Alquimia, do Chile,
Fondo Lunaria Mujer, da Colômbia,
Fondo Apthapi Jopueti, da Bolívia, e o
Fondo Mujeres del Sur, da Argentina, Paraguai e Uruguai, nossos parceiros no
Conmujeres - Consorcio de Fondos de Mujeres Latinoamericano y del Caribe.
Diálogos
Todos os grupos que o Fundo ELAS apoia participam de “diálogos”, que são encontros de fortalecimento para debater as iniciativas apoiadas, trocar informações com especialistas em gênero, direitos humanos e na área de concentração do concurso, identificar ações que possam ser fortalecidas e incentivar o trabalho em rede. Em 2015, realizamos o Encontro Ativismo e Autocuidado, o V Diálogo Nacional por Autonomia Sexual e o I Diálogo Nacional Elas nas Exatas, encontros que reuniram dezenas de feministas e especialistas e propiciaram trocas enriquecedoras e importantes subsídios para o trabalho do Fundo ELAS e das organizações apoiadas.
Mobilização com mulheres negras
Este foi um ano histórico para o movimento de mulheres negras do Brasil: no dia 18 de novembro aconteceu em Brasília a
Marcha das Mulheres Negras, uma mobilização inédita da qual o Fundo ELAS participou. Além de ter apoiado a AMNB - Articulação de Mulheres Negras Brasileiras em ações de comunicação para divulgação da Marcha, o Fundo ELAS mobilizou, junto com Criola, recursos para apoiar a organização do movimento de mulheres para participar da marcha nacional, realizando uma articulação com fundos internacionais de mulheres e fundos brasileiros em prol da Marcha.
ELAS no mundo
O Fundo ELAS se movimentou muito pelo mundo em 2015, em busca de parcerias e de novas redes de contatos com movimentos de mulheres, feministas que estejam em sintonia com nossas propostas e possam somar esforços em nossa ação diária em prol de mais direitos e autonomia.
Amalia E. Fischer P., coordenadora geral do Fundo ELAS, esteve junto com Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon, no encontro “Construindo Novas Parcerias e Promovendo o Compromisso com o Empoderamento das Mulheres”, organizado pelo Ministério da Cooperação Internacional e Comércio da Holanda,
Mama Cash e
Associação pelo Desenvolvimento dos Direitos das Mulheres (AWID), entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2015, em Amsterdam. Amalia e Lírio apresentaram o Fundo Fale Sem Medo, parceria do ELAS com o Instituto Avon. Nesse encontro decidiu-se criar a
Win-Win Coalition, iniciativa que apoia as mulheres e meninas em todo o mundo, expandindo os recursos disponíveis para capacita-las e promover seus direitos através do reforço da colaboração intersectorial, especialmente entre o setor empresarial e de organismos e fundos das mulheres. Desde então, o Fundo ELAS integra o Comitê Coordenador da Win-Win Coalition, que é coordenada por Marissa Wesely.
Em abril, o Fundo ELAS foi convidado a participar dos “Encontros da Primavera”, promovido pelo Banco Mundial em Washington/EUA. Kaká Verdade, coordenadora executiva, representou o ELAS, e esteve também em New York para conversar com novos parceiras(os), possíveis doadoras(es) e fundações que estejam interessadas(os) em direitos das mulheres e dispostas(os) a conhecer mais e melhor a realidade brasileira nesse quesito. Kaká Verdade visitou a organização
Women Moving Millions (WMM), que tem estimulado, nos Estados Unidos, a filantropia de mulheres para mulheres. Para 2016, as brasileiras podem esperar novidades dessa parceria do ELAS com o WMM no Brasil.
Amalia E. Fischer P. representou o Fundo ELAS no
Encontro Anual do Council of Foundations, que aconteceu em abril em São Francisco, nos Estados Unidos, e no mês seguinte esteve na Guatemala com Kaká Verdade e Eliana Custódio para a Reunião Bianual da Rede Internacional de Fundos de Mulheres, com a participação dos fundos de mulheres de todas as regiões do mundo, para um balanço geral. Amalia desenvolveu uma oficina para os fundos asiáticos sobre o relacionamento e mobilização de recursos com as empresas. No evento, Eliana apresentou o Programa de Empreendedorismo do Fundo ELAS para os fundos da América Latina.
Em julho, Amalia esteve no
I Encontro Internacional da Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social. O evento, que aconteceu no Rio de Janeiro de 8 a 10 de julho, teve o objetivo de visibilizar e ampliar a filantropia de justiça social no Brasil. Amalia Fischer debateu os desafios da filantropia para a justiça social em um talk show com os membros da Rede de Fundos, e participou também da organização do evento.
No mesmo mês, Amalia participou da Conferência do Internacional Human Rights Funders Group, em Nova Iorque, onde iniciou uma parceria com Jody Weiss, consultora do Banco Mundial, para fazer um evento público ligado a estilistas brasileiras(o) contra a violência contra as mulheres.
No mês de agosto, Amalia esteve em Salvador para a 2ª reunião do comitê organizador do Fórum 2016 da AWID - Associação pelo Desenvolvimento dos Direitos das Mulheres, que acontecerá na cidade em maio do próximo ano.
Kaká Verdade participou também da
30ª conferência anual da Women’s Funding Network, entre 7 e 9 de outubro na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Com o tema “Paths to Equity: Innovative Philanthropy for Women and Girls” (Caminhos para a Equidade: Filantropia Inovadora para Mulheres e Meninas), o encontro reuniu líderes de mais de 400 fundações, doadores, mulheres líderes nas áreas de tecnologia e negócios, ativistas e diversos financiadores da equidade de gênero.
O ELAS também marcou presença no
Women´s Forum Global Meeting 2015, que aconteceu de 14 a 16 de outubro em Deauville, na França. O evento foi o 11º encontro anual do Women´s Forum for the Economy and Society, uma plataforma mundial que reúne visões e vozes de mulheres sobre questões sociais e econômicas globais – um lugar de debate, de partilha, de reflexão e de ação que se propõe a pensar o futuro a partir da perspectiva das mulheres.
Além disso, Eliana Custódio, gerente de empreendedorismo do Fundo ELAS, participou do International Visitor Leadership Program (IVLP), um programa de intercâmbio profissional patrocinado pelo U.S. Department of State (Departamento de Estado dos Estados Unidos). Eliana integrou um grupo de visitantes formado por lideranças de diferentes lugares do Brasil - membros de governos locais, ONGs e do setor privado, e esteve em Washington ao longo do mês de novembro. O objetivo do programa é cultivar relações entre líderes estrangeiros atuais e emergentes em uma variedade de campos, promovendo articulações e o fortalecimento de lideranças.
Fechando a agenda anual com chave de ouro, o Fundo ELAS participou do 3º Fórum Fale Sem Medo, promovido em São Paulo no dia 3 de dezembro pelo Instituto Avon, nosso parceiro no Fundo Fale Sem Medo. Amalia Fischer e Vanessa Lucena, nossa gerente de desenvolvimento, representaram o ELAS no evento, onde foi lançado o XXI Concurso de Projetos do Fundo ELAS.
Perspectivas e novos passos
2016 se anuncia como um ano de muito trabalho para o Fundo ELAS. Já para o primeiro semestre temos uma agenda intensa, com quatro novos diálogos: o novo Encontro Ativismo e Autocuidado, o II Diálogo Nacional sobre Violência Doméstica, o VI Diálogo Nacional por Autonomia Sexual e o Encontro de Fortalecimento do Elas nas Exatas.
Nesse momento de intensa mobilização das mulheres nas ruas, nas redes sociais, nas escolas e universidades, o Fundo ELAS afirma seu compromisso com todas as mulheres que reivindicam seus direitos e reafirma seus laços com os movimentos feministas que promovem importantes mudanças sociais em todo o país.
Entramos em 2016 com fôlego renovado para seguir atuando em prol dos direitos das mulheres, com plena consciência de que a cultura de doações no Brasil deve ser ampliada e direcionada para a transformação da realidade de mulheres e meninas.
Estamos certas de que é preciso investir muito mais nas mulheres para superar a crise e fazer o Brasil crescer.