Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Elas nas Exatas: Fundo ELAS anuncia resultado de seu XX Concurso de Projetos (3/12/2015)
ELAS

O Fundo ELAS anuncia os projetos selecionados em seu XX Concurso de Projetos, o Elas nas Exatas. Resultado de uma parceria inédita com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas, o Concurso Elas nas Exatas tem o objetivo de contribuir para a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais e no acesso à educação superior das estudantes. O Fundo ELAS inova com essa iniciativa, expandindo sua atuação para as escolas, que são um espaço estratégico na promoção da equidade e da transformação. É a primeira vez que o ELAS lança um concurso com foco em educação e ciências exatas e tecnologias. 
 
Foram selecionados 10 projetos que serão realizados com alunas de ensino médio de escolas públicas e voltados para estimular as meninas a se envolverem com as ciências exatas e tecnologias, sensibilizando a gestão escolar. Oficinas de circuitos elétricos, aula-performance sobre mulheres cientistas, capacitação em robótica, programação com software livre, produção de webseries sobre a atuação de mulheres negras na história das ciências, criação de peixes e hortaliças com uso da técnica da aquaponia e capacitação na área automobilística através do desenvolvimento de um veículo são algumas das ações previstas nos projetos aprovados. Cada projeto receberá R$30 mil.
 
Diversidade de propostas e proponentes 
 
Lançado no dia 03 de agosto, o concurso recebeu 173 propostas de todo o país. Organizações de 24 estados se candidataram. Recebemos projetos de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
 
O perfil das proponentes também foi diversificado. Grupos de mulheres, organizações feministas, universidades, caixas escolares, associações de pais e mestres e outras organizações atenderam à chamada de projetos.
 
“Estamos surpresas com a grande quantidade de projetos recebidos e muito animadas porque o tema da inclusão das meninas nas exatas está presente na sociedade brasileira. Por outro lado, estamos preocupadas porque parece que a exclusão das meninas dessas áreas acontece em todas as regiões do país, nas capitais e nas cidades do interior, e certamente aponta para uma das fronteiras que as brasileiras precisam ultrapassar”, diz K.K.Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS.
 
Participaram do comitê de seleção conselheiras do Fundo ELAS, representantes dos parceiros Instituto Unibanco e Fundação Carlos Chagas e especialista da área de ciências exatas. Os projetos foram avaliados segundo critérios como: pertinência em relação à proposta definida pelo edital, adequação da metodologia, adequação da aplicação dos recursos, viabilidade técnica, amplitude dos efeitos na comunidade escolar, inovação, ações comunicativas, impacto social local, promoção de diálogos com a sociedade e potencial de replicabilidade.
 
 
Confira a lista de projetos aprovados:
 
 
Nome do Projeto: Circuitos Maleáveis
Proponente: Tem Menina no Circuito (Universidade Federal do RJ)
Local: Nova Iguaçu - RJ 
Objetivo: Realizar oficinas de circuitos elétricos utilizando como materiais condutores flexíveis, linhas e tecidos; capacitar em programação básica utilizando o software livre Arduino e desenvolver projetos com o LilyPad.
  
Nome do Projeto: #Nativas Digitais #Elas nas Exatas 
Proponente: Fundação Casa Paulo Dias Adorno  
Local: Cachoeira - BA  
Objetivo: Formar as jovens no conhecimento dos princípios das ciências exatas e tecnológicas, difundindo conceitos chaves da matemática básica, algoritmos, programação e sintaxe das linguagens mais populares para potencializar o raciocínio lógico, empoderando-as com informações sobre equidade de gênero e raça conscientizando-as para futuros possíveis. 
 
Nome do Projeto: Oguntec  
Proponente: Instituto Cultural Steve Bike 
Local: Salvador - BA  
Objetivo: Difundir experiências exitosas de mulheres negras cientistas para incentivar e apoiar alunas e alunos através de ciclo de palestras e debates.
  
Nome do Projeto: Performance - Aula: História das Mulheres nas Ciências e nas Tecnologias – abrindo espaço para jovens mulheres na sociedade atual
Proponente: (Em) Companhia de Mulheres – Coletivo de pesquisa teatral feminista.  
Local: Florianópolis - SC 
Objetivo: Criar performance-aula que apresentará historicamente as mulheres que contribuíram com o desenvolvimento da ciência através da pesquisa, criação de textos, produção e apresentação pelas jovens do ensino médio.  
 
Nome do Projeto: Virando o Jogo – Elas nas Exatas – Transformação social para jovens e adolescentes mulheres no campo da tecnologia e ciências naturais  
Proponente: Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do Rio Grande do Norte. 
Local: Natal - RN  
Objetivo: Contribuir para a criação de espaços de reflexão e discussão do tema educação, profissionalização e juventude, estimulando o senso crítico das jovens, a fim de favorecer a redução das desigualdades de gênero através do futebol e da música. Fomentar a participação das alunas da Semana de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e fortalecer a feira de ciência da escola com a participação das alunas.  
 
Nome do Projeto: Empoderadas 
Proponente: Empoderadas  
Local: São Paulo - SP 
Objetivo: Desenvolver webseries com as alunas com histórias de vida de mulheres negras na ciência. Exibir vídeos e promover rodas de conversa para fomentar o debate sobre a importância da participação de mulheres negras nas ciências.  
 
Nome do Projeto: Aquaponia: uma alternativa de diversificação da sala de aula
Proponente: Associação de Pais e Mestres e Comunitários da Escola Estadual Deputado João Valério  
Local: Itacoatira - AM  
Objetivo: Estimular o interesse das alunas pelas ciências exatas e naturais através da criação de peixes e produção de hortaliças proporcionados pela aquaponia.   
 
Nome do Projeto: Engenheiras da Borborema  
Proponente: Mulheres na Engenharia (Universidade Federal de Campina Grande)
Local: Campina Grande - PB 
Objetivo: Motivar o ingresso de mulheres nos cursos de engenharia e tecnologia realizando rodadas de palestras sobre mulheres na engenharia, oficinas de eletrônica e informática, oficinas de novas didáticas para o ensino de matemática e física e oficina de ensino para alunos surdos.  
 
Nome do Projeto: Elas nas Ciências: Vivenciando um novo tempo de  protagonismo e efetividade das alunas da Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia nas ciências exatas e nas tecnologias do ensino médio
Proponente: Unidade Executora da EEFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia  
Local: Iracema - CE 
Objetivo: Criar clube de ciências, promover oficinas de robótica, promover palestras e eventos científicos e incentivar a participação das meninas nas olimpíadas de matemática, física e robótica. 
 
Nome do Projeto: Mulheres na Engenharia  
Proponente: Projeto Fórmula SAE - Universidade Federal de São João Del Rey  
Local: São João Del Rey - MG 
Objetivo: Propiciar às discentes capacitação na área automobilística através do desenvolvimento de um veículo desde o projeto até o produto final. O projeto é composto de 8 etapas: chassi/aerodinâmica, direção, eletroeletrônica, engenharia de produto, frenagem, motor, suspensão e transmissão
 
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital