O I Colóquio Feminista Descolonial acontece no dia 10 de setembro, quinta-feira, no Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, na Urca. A professora Angela Donini, do Departamento de Filosofia da UNIRIO e conselheira do Fundo ELAS, é uma das organizadoras do colóquio.
Serão discutidas no evento as conexões intrínsecas entre racismo, capitalismo e colonialidade. "A imposição colonial atravessa questões de gênero, ecologia, economia, relações com o mundo espiritual, com os saberes, com as práticas cotidianas e afeta também os processos de subjetivação. O colóquio traz a proposta de um diálogo entre diferentes aportes que contribuem para deslocamentos políticos e éticos a partir de vivências feministas que problematizam os discursos hegemônicos e trazem gestos descoloniais que nos mobilizam para outras cosmologias", segundo as organizadoras.
O I Colóquio Feminista Descolonial é uma realização do Departamento de Filosofia da UNIRIO, do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ e do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e do DEGENERA/Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros/PPGPS da UERJ.
O evento acontecerá a partir das 17h30 no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, que fica na Avenida Pasteur, 456, Urca, no Rio de Janeiro.
Confira a programação:
17:30 – 18:00: Boas Vindas
Fátima Lima – Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada/UFRJ
Angela Donini – Departamento de Filosofia/UNIRIO
Pagufunk
18:00 – 18:40 Conferência de Yuderkys Espinosa-Miñoso - Grupo Latinoamericano de Estudios, Formación y Acción Feminista (GLEFAS) - Santo Domingo-Buenos Aires-Bogotá
18:40 – 19:00 Espaço para diálogo
Mediação: Angela Donini - Departamento de Filosofia/UNIRIO
19:00 – 21:30 - Mesa de diálogo
Marissa Lobo - Coletivo Black Queer/Academia de Belas Artes/Coletivo Maiz – Viena
Francirosy Campos - Departamento de Filosofia/FFCLRP – USP
Maria Elvira Diaz Benitez - Programa de Pós Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional - UFRJ
Mediação: Amana Mattos - Programa de Pós Graduação em Psicologia Social – UERJ