Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Trabalhadoras domésticas: fortalecimento, empreendedorismo e novas parcerias (11/7/2015)
Elas

Os resultados do projeto “Pelos Direitos das Trabalhadoras Domésticas do Brasil” já aparecem de Norte a Sul do país. Desenvolvido pelo ELAS Fundo de Investimento Social em parceria com a organização feminista Themis – Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, o projeto visa fortalecer institucionalmente a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e os sindicados ou associações das trabalhadoras domésticas nas 5 regiões do Brasil, além mobilizar e garantir apoio político para os direitos das trabalhadoras domésticas.

Além da aprovação e regulamentação da Lei das Domésticas (Lei Complementar nº 150/2015), uma conquista que beneficia mais de 7 milhões de trabalhadoras, o projeto também gerou grande impacto local nos sindicatos apoiados. Com apoio do Fundo de Igualdade de Gênero da ONU, foram investidos cerca de meio milhão de reais em oito sindicatos de trabalhadoras domésticas no Brasil, além da FENATRAD.

Nova fase no Sindicato do Acre

Roselene Maria de Lima, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Acre, comemora o crescimento da entidade a partir do projeto: “Antes tínhamos cerca de 90 sindicalizadas, hoje estamos com 175 e ainda estamos realizando as atividades finais do projeto. Programamos a fundação de 4 núcleos nas Regionais aqui da capital e a fundação de um núcleo no município de Acrelândia (distante da capital cerca de 180 km)”.

Roselene participou da Oficina de Empreendedorismo realizada no Rio de Janeiro em outubro de 2013, uma das atividades integrantes do projeto, que teve como foco o estímulo à mobilização e ao desenvolvimento de novas lideranças. “Tivemos a ideia de arrecadar com nossos amigos doces e balas e vender no sindicato. Deu super certo: toda semana tínhamos o dinheiro para repor os doces, pagar as passagens de ônibus, tirar xerox e outras despesas pequenas”. Desde então, as trabalhadoras domésticas organizadas no Acre fizeram um curso de Reciclagem de Papel e Confecção de Artesanato na Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura local e atualmente estão montando um ateliê de costura.

Rio de Janeiro: capacitação e infraestrutura

Carli Maria dos Santos, do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Rio de Janeiro, também enumera importantes resultados do projeto: “Conseguimos fazer cursos como de informática e de cuidadora, comprar equipamentos como novos computadores e novos celulares, adquirir novos planos para os celulares que nos permitem mais conexão com as companheiras, inclusive com as da diretoria. Isso é muito importante. Esperamos muito que o projeto continue”.

Trabalhadoras empoderadas em João Pessoa

Segundo as trabalhadoras de João Pessoa, na Paraíba, "o sindicato é outro desde a realização do projeto", que permitiu a obtenção de uma sala equipada e a promoção de diversas oficinas na região. "O empoderamento das trabalhadoras foi expressivo. "As campanhas e materiais de divulgação ajudaram as mulheres, que, depois de conhecerem melhor seus direitos, passaram a ter mais coragem para exigi-los frente aos patrões e patroas", contam as trabalhadoras.

Foram apoiados ainda grupos dos estados da Bahia, São Paulo, Paraná, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Confira a lista completa das associações e sindicatos beneficiados: http://www.fundosocialelas.org/trabalhadoras_domesticas/projetos_apoiados

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital