Institucional
Sobre o Elas
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Instagram! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Construindo Novas Parcerias e Promovendo o Compromisso com o Empoderamento das Mulheres em Amsterdam (4/2/2015)
Elas

Podemos dizer também: “ganhamos todos” ou, ainda, “ganham vocês-ganhamos nós”, na mais perfeita tradução para o sentido do título, em inglês Win-Win, dado à reunião organizada pelo Ministério da Cooperação Internacional e Comércio da Holanda, Mama Cash e Associação pelos Direitos das Mulheres e Desenvolvimento (AWID), entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2015, em Amsterdam.

“Construindo Novas Parcerias e Promovendo o Compromisso com o Empoderamento das Mulheres” foi o encontro realizado em Amsterdã, do dia 13 ao 15 de janeiro de 2015. Presentes estavam empresas, organizações, redes e fundos de mulheres, assim como os chamados bridgebuilders, que desempenham o papel de interceder nas relações entre instituições, movimentos, organizações ou fundos com empresas ou corporações.

O evento contou com a participação da Avon-Brasil, Banorte-México, Levis Strauss Foundation, Microsoft, PepsiCo, Global Women Leadership Institute of the Wilson Center, African Women Development Fund, International Network of Women’s Funds, Fundo Semillas-México, Elas– Fundo de Investimento Social-Brasil, Global Fund for Women, Mama Cash, South Asian Women’s Fund, Womanity, AWID, Breakthrough, Catapult, ICRW, IPAS,  Kearing Foundation, Milliken Strategy & Communications, Oak Foundation, Spring Strategies, WE Connect International ,Witter Ventures.

Os encontros dos dias 13 e 15 foram destinadas aos diálogos entre organizações, fundos de mulheres e buildbridgers  sobre a melhor forma de se construir alianças com corporações e empresas, respeitando-se os direitos das mulheres e cuidando para que, na relação estabelecida, empresas e instituições não percam sua identidade, autonomia e, muito menos, seus valores éticos. Em outras palavras, todas as partes envolvidas saem ganhando.

O dia 14 foi dedicado exclusivamente ao diálogo entre corporações e instituições feministas presentes ao evento.

A mediação ficou a cargo de Dina Dublon, que exerceu a vice-presidência do banco JP Morgan e, atualmente, integra o Conselho Diretivo da Microsoft, da PepsiCo, Accenture e do Deutsche Bank.

A sessão foi aberta por Lilliane Ploumen, Ministra de Cooperação Internacional e Comércio da Holanda, que fez uma homenagem especial às mulheres brasileiras, agradeceu a presença e parabenizou Amalia E. Fischer P, idealizadora e Coordenadora Geral do Fundo ELAS, reconhecendo o importante e pioneiro trabalho do Fundo, no diálogo e nas parcerias bem sucedidas com o setor privado no Brasil, visando o avanço dos direitos das mulheres no país.

Na sessão, foram apresentados diferentes casos de parcerias em diversas partes do mundo. Rashri Sem da Breakthrough e Musimbi Kanyoro, da Global Fund for Women, falaram sobre parcerias entre fundos e organizações de mulheres com corporações; Daniel Lee, da Levis Strauss Foundation, fez algumas importantes reflexões sobre a temática; entre outras apresentações. Pela América Latina, vale destacar, foram apresentados os exemplos de duas parcerias de sucesso entre setor privado e fundos de mulheres: o caso do banco Banorte com o Fundo Semillas, no México; e o da Avon com o Elas – Fundo de Investimento Social, no Brasil. O Instituto Avon-Brasil estava representado, no encontro, pelo seu Diretor Executivo, Lirio Cipriani, que destacou o compromisso do Instituto Avon com o avanço dos direitos das mulheres, dando ênfase à criação e lançamento do “Fundo Fale sem Medo”, em parceria com o Fundo Elas, através do qual apoiou, em 2014, 31 grupos e organizações de mulheres, nas cinco regiões do Brasil, doando diretamente R$ 2 milhões, num investimento total de R$ 3 milhões. Cipriani enfatizou que a parceria entre Avon e o Elas deve servir de estímulo para que agências governamentais e outras empresas venham somar-se ao esforço pelo avanço da equidade de gênero, apoiando organizações da sociedade civil e fortalecendo, definitivamente, a democracia: “Nosso sucesso depende de que mais empresas e corporações realizam o potencial e relevância desta iniciativa, juntando-se a nós no apoio a esta causa”, frisou Lírio convidando as empresas presentes a investir nos direitos das mulheres, construindo parcerias e apoiando as organizações de mulheres como protagonistas nesse processo.   

O encerramento do encontro, com tantas e tão interessantes contribuições, foi feito por Nicky MC Intyre, Diretora Executiva da Mama Cash e Lydia Alpizar  da AWID, também organizadoras do evento, junto com o Ministério da Cooperação Internacional e Comércio da Holanda.  

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Caixa Postal: 9009 / CEP: 22270-014
CNPJ: 04.575.388/0001-00
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital