Na roda das mudanças, todas e todos já sabem que uma de nossas fundadoras - e feminista de longa data, Madalena Guilhon - saiu da Coordenação Geral para ficar somente com um assento noConselho do Fundo.
Assim, Amália E. Fischer P., também fundadora do ELAS, assumiu a Coordenação Geral do Fundo e Kaká Verdade passou a ser a nossa nova Coordenadora Executiva.
Novas profissionais vieram completar a equipe. Pelo menos duas delas já são conhecidas de algumas/uns de vocês, pois estiveram na equipe que participou ativamente do I Diálogo Nacional sobre Violência Doméstica, realizado em setembro passado, em parceria com o Instituto Avon, no Rio de Janeiro. São elas Luciana Campello e Lourdinha Antonioli.
Ambas atuam, já há algum tempo, nas causas de direitos humanos e direitos das mulheres.
Luciana Campello, a nova Gerente de Programas do ELAS, é membro do Conselho Editorial da Revista Anti-trafficking Review, da Aliança Global contra Tráfico de Mulheres (GAATW) e Tutora do Curso EAD Democracia e Gênero do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Possui vasta experiência na elaboração e gestão de projetos para organizações não-governamentais além de consultorias para o Banco Mundial, Escritório das Nações Unidas e Ministério da Justiça, com temas voltados para a violência contra as mulheres e tráfico de pessoas, entre outros.
Lourdinha Antonioli, a nova Gerente de Comunicação do Fundo, está nas causas do movimento de mulheres e feminista desde 2004, quando foi para a Comunicação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (2004/2010). Atuou na análise de projetos, criação e realização de eventos, campanhas e seminários tais como A Mulher e a Mídia, em suas 8 edições e foi da comissão organizadora das Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres I e II. É uma das criadoras e coordenadoras da campanha Quem Ama Abraça e Quem Ama Abraça Fazendo Escola, com a REDEH (Rede de Desenvolvimento Humano) e IMM (Instituto Magna Mater em 2011/12 e 2013/14.
Além das novas pessoas, temos novas Gerências. Uma delas, a de Empreendedorismo e Economia Criativa: independência econômica das mulheres, sob a gerência de
Eliana Maria Custódio, já integrante da equipe do ELAS. Eliana foi Coordenadora Executiva do Geledés - Instituto da Mulher Negra - de 2003 a 2009. Graduada em Administração de Empresas, ativista negra e feminista, iniciou sua trajetória no movimento de mulheres negras no ano 1993, em Santos (SP).
A outra Gerência, a de Desenvolvimento Institucional, está sob a coordenação de Ana Flávia Godói - também já integrante da equipe do Elas - especialista em Gestão e Marketing pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), iniciou sua carreira no Terceiro Setor em 2006 como gestora de projetos e mobilizadora de recursos. Já atuou no setor de Desenvolvimento Institucional de organizações voltadas para os direitos da criança e adolescente e para os direitos da pessoa com deficiência.
E, finalmente, recém-incorporada à equipe, contamos com
Yesica Ramirez na Gerência Financeira. Nascida na Argentina e radicada no Brasil desde 2011, é feminista e ativista pelos Direitos das Mulheres. É formada em Administração e Contabilidade Pública pela Universidade Nacional de Luján - UNLU, Buenos Aires, Argentina. Possui 10 anos de experiência em empresas de grande porte e, na FIOCRUZ, em gestão de projetos na área da saúde, tendo participado em pesquisa financiada por órgãos dos Estados Unidos e União Europeia.
Completando a equipe, nossa Assessora Administrativa e colaboradora em diferentes áreas dos projetos, Rosane Barbosa, integrante do ELAS há 3 anos, com vasta experiências de trabalho em empresas nacionais na área de atendimento ao público, secretariado e auxiliar financeira.
E não vamos parar por aqui! Mais e boas mudanças vem pela frente!
Aguardem!