No dia 22 de março foi entregue a seis mulheres, no Solar Bela Vista, a tradicional Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta concedida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM. A medalha é mérito das mulheres que tiveram papel importante na luta pelos direitos femininos em Natal. E neste papel tão importante em nossa sociedade temos a coordenadora Geral do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do RN (GAMI) que recebeu apoio do Fundo ao longo dos dez anos de existência.
As seis mulheres homenageadas foram:
A deputada estadual Gesane Marinho
A primeira secretária municipal da Mulher, Rose de Sousa
A presidente da cooperativa de transporte alternativo, Maria Edileuza de Queiroz
A coordenadora da BEMFAM e membro do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Sandra Pereira Nunes Lopes
A coodenadora do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do RN (GAMI) e coordenadora estadual do Fórum de Mulheres do RN e também membro do CMDM, Maria Goretti Gomes
E a cineasta Jussara Queiroz.
“Foi o reconhecimento por dez anos transformando a vida das mulheres do RN, foi um momento histórico para mim que pela 1ª vez uma lésbica negra de periferia representa uma sociedade Potiguar. Para conhecimento do ELAS esta conquista foi possível com o apoio do Fundo que nos possibilitou a oportunidade de desenvolver nossas ações e fortalecer nossa organização. Somos muito grata por tudo que o Fundo Social ELAS nos proporciona, sem esquecer, foi citado o apoio em todos os momentos de divulgação do evento”, declarou Maria Goretti Gomes, Coordenadora Geral do GAMI.
Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta
Instituída pelo decreto 4.071 de 05 de Março de 1990, a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta é concedida a cada ano e é destinada a homenagear simbolicamente as mulheres pela sua obra ou atividade, em prol da capital potiguar.
A medalha é reconhecida como um dos eventos de maior importância para a sociedade e as especialmente as mulheres, por representar uma conquista marcada por lutas sociais e ideais.