Um grupo de seis mulheres moradoras da Cidade de Deus inaugurou a fábrica de sabões e sabonetes artesanais “Bolhas Coloridas” na comunidade. A iniciativa, tornada possível por meio de uma parceria entre a Chevron Brasil Petróleo e o ELAS Fundo de Investimento Social, é o segundo empreendimento do programa “Elas em Movimento”, que estimula o espírito empreendedor em mulheres de baixa renda em comunidades contempladas pela política das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP). O primeiro negócio é o restaurante self-service Saborearte, no Jardim Batan, inaugurado em outubro de 2010.
Para captar o óleo, as sócias do empreendimento desenvolveram uma campanha de conscientização local por meio da distribuição de panfletos e também apostam no diálogo com a comunidade sobre os efeitos negativos causados pelo produto quando despejado no esgoto ou no solo. A expectativa é captar 50 litros de óleo por semana.
O produto final fecha o ciclo sustentável, pois retornará para o uso da própria comunidade com um preço 50% abaixo do praticado pelo mercado. Os clientes em potencial são restaurantes, "fritadeiras" de salgadinho, hotéis, motéis e a população em geral da Cidade de Deus.
"O fato de ser um produto reciclado é o nosso ponto forte. Já estamos sendo bastante procuradas por moradores que querem doar óleo. Descobrimos até uma pastelaria que fazia o descarte diretamente no esgoto e vai passar a fornecer para nós. Estou me sentindo muito útil", afirma Maria Lúcia da Silva Gomes, 26 anos, uma das sócias.