Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Fundo ELAS homenageia a cientista negra, lésbica e feminista Katemari Rosa em sua servidora de arquivos (20/7/2020)
ELAS

O novo servidor de arquivos do ELAS - que a equipe do ELAS carinhosamente chama de servidora - foi batizado em homenagem a uma grande referência para todas nós: a cientista Katemari Rosa.

Katemari Rosa é professora de física da Universidade Federal da Bahia e trabalha pela inserção de negras e negros nas ciências exatas. Como cientista negra e lésbica, é uma referência para muitas mulheres e meninas. Katemari é graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University.

Como pesquisadora, Katemari parte de referenciais teóricos feministas e decoloniais. Seus interesses envolvem a pesquisa e a prática em ensino de física, formação de educadoras e educadores, física nas séries iniciais e discussões que envolvem as interseccionalidades de gênero, sexualidades, raça, etnia e status socioeconômico na construção e no ensino das ciências.

Ela também é integrante de diversas redes nacionais e internacionais no campo da Física, além de redes de pesquisadores negros e LGBT, como a National Organization of Gay and Lesbian Scientists and Technical Professionals (NOGLSTP) e a Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os (ABPN).

A equipe do ELAS preparou uma mensagem de agradecimento para Katemari Rosa, que você pode conferir aqui.

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital