Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Até os 20 anos do ELAS! (9/12/2019)
ELAS

“Assim vamos crescer juntas: uma segurando a bandeira da outra”

A frase de uma das convidadas do III Diálogo Mulheres em Movimento, um dos momentos emocionantes que vivemos nesse ano, representa bem como foi 2019 no Fundo ELAS.

Se o contexto é de grandes retrocessos, conseguimos nos superar no apoio à resistência das mulheres. Crescemos tanto quanto nossos desafios, graças a novas parceiras e ao reforço da nossa aposta na conexão e no fortalecimento das redes e alianças das mulheres.

Em 2019 lançamos 5 editais, batendo um novo recorde: o I e o II ELAS nos Esportes, parceria com a ONU Mulheres e a ONG Empodera para fortalecer e conscientizar meninas por meio dos esportes; o Edital ELA Decide, parceria com o UNFPA para apoiar ações de formação e informação em saúde sexual e reprodutiva na Bahia; o Edital ELAS na Moda e Sem Violência, parceria com o Instituto C&A para acelerar a transformação da indústria da moda em direção à justiça de gênero; e o Edital Mulheres em Movimento 2019. Ao todo, selecionamos mais de 80 projetos.

Promovemos diversos encontros de fortalecimento e formação de redes que reuniram nossas grantees e parceiras/os estratégicas/os: VI Diálogo sobre Segurança e Cuidado Entre Ativistas (Março), IX Diálogo sobre Autonomia Sexual (Junho), I Diálogo ELAS na Moda e Sem Violência (Julho), III Diálogo Mulheres em Movimento (Setembro) e II Diálogo ELAS na Moda e Sem Violência (Novembro).

Fortalecemos também nossas redes no campo da filantropia para a justiça social, marcando presença na Reunião da Aliança de Fundos de Mulheres da América Latina, no Chile, na Global LBQ Conference, na África do Sul, na Women Funded 2019, nos Estados Unidos, em encontros de Rede de Filantropia para a Justiça Social e do GIFE no Brasil.

Promovemos ainda, em parceria com a Muxima Bio, a Secret Women´s Meeting e outras organizações de mulheres de Portugal, o I Colóquio NÓS de Capacitação, Diversidade e Inclusão Social, realizado em maio em Lisboa. Foi uma grande oportunidade em que conectamos lideranças brasileiras e portuguesas dos movimentos de mulheres negras.

Tudo isso só foi possível porque não estamos sós: temos a confiança dos grupos de mulheres que apoiamos e de parceiros que, como nós, sabem que investir nas mulheres é o caminho mais rápido para desenvolver o país e construir um mundo justo para todos.

Estaremos de férias coletivas a partir de 11 de dezembro. Voltamos no dia 7 de janeiro para um ano de muito trabalho e muitas comemorações: em 2020 o Fundo ELAS completa 20 anos de filantropia feminista e investimento nas mulheres.

Seguimos em frente, movidas pela paixão pela causa das mulheres e pela certeza de que é preciso doar para transformar.

 

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital