Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Fundo ELAS, ONU Mulheres e ONG Empodera anunciam resultado do ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra (1/3/2019)
ELAS

Fundo ELAS, ONU Mulheres e ONG Empodera anunciam o resultado do edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra, que visa fortalecer a capacidade das instituições e grupos da sociedade civil de empoderar meninas por meio do esporte. 

Foram selecionadas 9 organizações que terão apoio financeiro e técnico para desenvolver projetos em prol da equidade de gênero e da inclusão de meninas nos esportes. Os projetos selecionados atuarão com esportes como futebol, vôlei, handebol, badminton, dança, ginástica rítmica e rugby. 

Diversas regiões do município serão beneficiadas com as ações, que serão realizadas no Morro dos Prazeres (Santa Teresa), Jacarepaguá, Favela da Chacrinha (Praça Seca), Pedra de Guaratiba, Complexo do Alemão (Ramos), Cidade de Deus, Manguinhos, Ipanema, Rocinha e Complexo da Maré. 
 
As organizações selecionadas vão levar para esses diferentes bairros e regiões cariocas o programa “Uma Vitória Leva à Outra”, uma formação interdisciplinar com uma série de oficinas temáticas e esportivas.  Além de adquirirem habilidades trazidas pelo esporte e aplicáveis a outras áreas da vida – foco, disciplina, persistência, trabalho em equipe, respeito às regras e valorização da diversidade – por meio do programa, as meninas também adquirem habilidades importantes para outras áreas da vida: liderança e fortalecimento da autoestima, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento à violência contra as mulheres, educação financeira e planejamento do futuro.
 
“Como cofundadora do Fundo ELAS e também da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, afirmo que estamos muito orgulhosas de apoiar projetos que vão empoderar meninas em diversos bairros cariocas e poder avançar com essa agenda tão importante que é a equidade de gênero nos esportes”, diz Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS.
 
A ONU Mulheres chama a atenção para a importância do esporte para o empoderamento de meninas nos seus locais de vida. “Investir em meninas é desenvolver talentos e habilidades para quem elas possam lidar e enfrentar as vulnerabilidades decorrentes do machismo, do racismo e outras formas de opressão. Além disso, a parceria com as organizações selecionadas fortalece o movimento de mulheres e a sustentabilidade das ações com protagonismo das comunidades”, afirma Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres Brasil.
 
“É muito importante saber que tantas organizações estão engajadas no enfrentamento às desigualdades de gênero. O programa “Uma Vitória Leva à Outra” visa fortalecer ainda mais essas iniciativas para que as meninas adolescentes tenham acesso a programas esportivos seguros e inclusivos, e oportunidades para desenvolverem o seu pleno potencial”, afirma Jane Moura, presidente da Empodera – Transformação Social pelo Esporte. 
 
Participaram do edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra organizações do Rio de Janeiro que realizaram o treinamento Uma Vitória Leva à Outra, desenvolvido pela ONU Mulheres e a ONG Empodera. O treinamento será oferecido novamente no segundo semestre de 2019. 
 
Confira a lista de organizações selecionadas:
 
Projeto: Praticando esporte, vencendo na vida
Organização: Instituto Promundo
Modalidade(s) esportiva(s): futebol, voleibol, handebol
Local: Morro dos Prazeres (Santa Teresa)
 
Projeto: MIRATUS e ELAS nos Esportes
Organização: Associação MIRATUS de Badminton
Modalidade(s) esportiva(s): badminton
Local: Jacarepaguá e Favela da Chacrinha (Praça Seca)
 
Projeto: Menina Mariá
Organização: Centro Social para Trabalhos Comunitários
Modalidade(s) esportiva(s): voleibol
Local: Pedra de Guaratiba
 
Projeto: Meninas em Campo: Quem dá bola para elas?
Organização: Fundação Angelica Goulart
Modalidade(s) esportiva(s): futebol, vôlei e dança
Local: Pedra de Guaratiba
 
Projeto: Metamorfose
Organização: AICEL – Associação Integrada de Cultura, Esporte & lazer
Modalidade(s) esportiva(s): ginástica rítmica
Local: Complexo do Alemão (Ramos)
 
Projeto: Programa Vencedoras 2019 
Organização: ICA – Instituto Companheiros das Américas
Modalidade(s) esportiva(s): futebol
Local: Cidade de Deus
 
Projeto: Mulheres em campo: livre, empoderada e do rugby!
Organização: Federação Fluminense de Rugby Union - FFRU
Modalidade(s) esportiva(s): rugby
Local: Manguinhos
 
Projeto: Meninas de Areia - Rugby É Nossa Paixão (RENP)
Organização: Rio Rugby Futebol Clube
Modalidade(s) esportiva(s): rugby
Local: Ipanema e Rocinha
 
Projeto: Jogue como uma garota
Organização: União Esportiva Vila Olímpica da Maré
Modalidade(s) esportiva(s): handebol
Local: Complexo da Maré
 
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital