Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Fundo ELAS celebra nomeação da parceira Nadine Gasman como Ministra das Mulheres do México (22/2/2019)
ELAS

A equipe do Fundo ELAS cumprimenta Nadine Gasman como nova Ministra das Mulheres do México. Na última quarta, dia 20, o INMUJERES - Instituto Nacional de las Mujeres anunciou que a atual representante da ONU Mulheres Brasil foi designada pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, como nova titular do Instituto.

Médica mexicana, doutora em Saúde Pública pelas Universidades de Harvard e Johns Hopkins, Nadine tem vasta experiência no planejamento e avaliação de políticas de saúde e trabalhou como consultora em mais de 15 países. Foi diretora da Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas UNA-SE pelo Fim da Violência Contra as Mulheres para a América Latine e o Caribe.
 
Desde julho de 2013 Nadine Gasman é a Representante da ONU Mulheres no Brasil, onde esteve à frente de diversas ações e campanhas pelo fim da violência contra as mulheres, pela participação das mulheres na política, pelo empoderamento econômico das mulheres, visando o avanço do Brasil rumo a um país 50-50, onde homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades. Realizou amplas parcerias no âmbito de iniciativas como a campanha Eles Por Elas, que envolveu diversos setores da sociedade, como empresas e a grande mídia, na busca pela equidade de gênero.
 
“Às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, concluo a minha missão à frente da ONU Mulheres Brasil com muita alegria pelo caminho percorrido com as mulheres brasileiras. Levo em minha bagagem mais conhecimento da sabedoria da organização política das mulheres, negras, indígenas, rurais, jovens, LBTI, entre outras, e a energia necessária para exercer o cargo de presidenta do Instituto Nacional das Mulheres do México (Inmujeres), com o propósito de construir a igualdade de gênero substantiva para todas as mulheres mexicanas. Seguimos juntas por um planeta 50-50 com paridade de gênero e empoderamento de todas as mulheres”, declarou Nadine Gasman.
 
Nadine atuou em parceria com o movimento feminista, levando as pautas dos movimentos de mulheres para a ONU. Ela também é uma grande parceira do Fundo ELAS, tendo sempre apoiado pessoalmente e institucionalmente o único fundo de mulheres do Brasil. Realizamos juntas parceria com a Responsabilidade Social da Rede Globo para uma campanha pela equidade de gênero no 8 de março, e também com a ESPM para desenvolver um projeto focado em equidade de gênero na publicidade. Atualmente, a ONU Mulheres Brasil é parceira do Fundo ELAS nos programas Feminismos Contemporâneos, ELAS nas Exatas e ELAS nos Esportes.
 
“Nadine e eu temos trabalhado juntas, colaborado, cocriado propostas, programas, mobilizado recursos e até escrevemos artigos juntas. Para além do seu magnífico currículo, de sua grande experiência em coordenação e implementação de políticas públicas e trajetória como gestora, Nadine tem uma sabedoria, uma generosidade e uma qualidade humana que vi em poucas pessoas que estão em espaços de poder. Com Nadine você aprende, dialoga, ela tem grande capacidade de escuta, de reconhecer o trabalho das outras/os. Sua forma de se posicionar a partir do poder é colaborativa, em que todas e todos ganham, como ela costuma dizer: colaboremos para que seja um grande ganha-ganha”, diz Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS.
 
“Nestes anos em que Nadine esteve na ONU Mulheres Brasil, vimos como trabalhou intensamente abrindo espaços entre sociedade civil, movimento feminista e de mulheres, governo, organismos multilaterais, cooperação e iniciativa privada. Posso afirmar que teve sucesso nesse árduo trabalho que não é fácil,  pois demanda muita capacidade de compreensão de contextos complexos e de articulação política. Tenho a certeza de que Nadine como Ministra de Mulheres será um ganha-ganha para todas as mexicanas”, completa Amalia.
 
O Fundo ELAS deseja sucesso a Nadine na nova fase e agradece por seu compromisso e contribuições para os direitos das mulheres brasileiras.
 
Saiba mais sobre Nadine Gasman
 
Nadine Gasman. M.D., PH.D é a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil. Foi diretora da Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas UNA-SE pelo Fim da Violência Contra as Mulheres para a América Latine e o Caribe. Ingressou nas Nações Unidas como representante do Fundo de População das Nacões Unidas (UNFPA) na Guatemala em 2005, onde apoiou os governos local e nacional, organizações da sociedade civil e setor privado no avanço dos direitos sexuais e reprodutivos e saúde reprodutiva, bem como nas questões de gênero, população e desenvolvimento, sendo pioneira no trabalho do UNFPA em relação às adolescentes indígenas.
 
Gasman foi diretora do IPAS México, uma ONG internacional dedicada aos direitos sexuais e reprodutivos, onde ela prestava apoio ao governo no desenvolvimento dos Modelos Inclusivos Centralizados de Cuidados às vítimas/sobreviventes de abuso sexual e cuidados pós-aborto. Liderou o time da Assembleia de Saúde da População, que produziu a Carta Régia de Saúde da População, um documento de base amplamente utilizado e traduzido para mais de cem línguas.
 
Nadine Gasman trabalhou em vários outros postos juntamente com os governos do México e da Nicarágua e foi fundadora e diretora-geral do Grupo de Saúde da América Latina (uma empresa de consultoria independente), no qual coordenou consultorias em mais de 16 países na América Latina e África para organizações nacionais, bilaterais e internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o Banco Mundial, as Agências de Assistência  dos Estados Unidos da América, Dinamarca e Suécia (USAID, Danida e SIDA) e a Comissão Europeia.
 
Nadine Gasman é médica e possui nacionalidade mexicana e francesa, com mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Harvard e doutorado em Gerenciamento e Políticas da Saúde pela Universidade Johns Hopkins. 
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital