Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Fundo ELAS recebe visita de parceira do Reino Unido (13/2/2019)
ELAS

A equipe do Fundo ELAS recebeu nesta terça, 12 de fevereiro, a visita de Marta Núnez, diretora da região da América Latina na FiLiA UK, organização feminista da Inglaterra. Marta esteve conosco no II Diálogo Mulheres em Movimento: Alianças e Ações Coletivas, em setembro de 2018, que reuniu 130 lideranças de 10 países.

De volta ao Brasil para visitar grupos e organizações de mulheres que ela conheceu no II Diálogo Mulheres em Movimento, Marta conta que seu objetivo é viabilizar a participação de lideranças brasileiras na Conferência que Filia vai promover em outubro em Bradford, na Inglaterra.

“Fiquei muito impressionada com o movimento de mulheres brasileiro, suas diferentes lutas que são como uma encruzilhada de gênero, classe social e raça. Todas as presenças e discussões foram muito enriquecedoras. Voltei para reforçar e avançar nessa parceria”, conta Marta.
 
Para Marta, a Filia precisa ampliar o intercâmbio com o movimento de mulheres da América Latina. “Ainda não temos tanta conexão com a região. Realizamos essa conferência anualmente e ano passado foi a primeira vez que tivemos representantes da América Latina, com lideranças da Colômbia e da Argentina”.
 
Depois de visitar o Fundo ELAS, Marta esteve também na sede do British Council, parceiro do Fundo ELAS no programa Feminismos Contemporâneos, que fortalece institucionalmente os grupos, organizações e redes de mulheres por meio de apoio financeiro, capacitação, acompanhamento de seus projetos e desenvolvimento de redes.
 
KK Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS, celebra a oportunidade de aprofundar conexões entre o Reino Unido e o Brasil. “É um prazer receber Marta novamente no Rio de Janeiro, e poder viabilizar novas conexões entre ativistas brasileiras e do mundo, que é um dos nossos principais objetivos no programa Feminismos Contemporâneos. Fomentamos a criação de alianças internacionais, intergeracionais e intermovimentos, porque sabemos que elas são fundamentais para fortalecer as mulheres que defendem a democracia”.
 
 
 
Sobre a Filia UK, por elas mesmas: 
 
“Nós somos as filhas das mulheres que vieram antes de nós. Que lutaram por nossas crianças, nossos corpos, nós mesmas. Continuamos seu legado, lutando pela libertação de todas as mulheres e meninas hoje. Todos os anos, realizamos uma conferência anual de renome mundial, reunindo mulheres de todo o mundo para trocar ideias, compartilhar experiências e construir contatos e rede. Queremos ampliar as vozes das mulheres, avançar com a equidade de gênero apresentando ativistas, acadêmicas, artistas, ONGs e seu trabalho. Nós promovemos os direitos humanos, especialmente os direitos das mulheres. Nós promovemos mulheres artistas, feministas e artivistas, para dar voz a mulheres minoritárias e desfavorecidas.”
 
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital