Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Fundo ELAS, ONU Mulheres e ONG Empodera lançam edital para empoderar meninas através dos esportes (8/2/2019)
ELAS

Fundo ELAS, ONU Mulheres e ONG Empodera anunciam uma nova parceria para empoderar meninas através do esporte: o edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra.

A parceria faz parte do programa-conjunto entre ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, “Uma Vitória Leva à Outra”, criado em 2016, que oferece uma formação interdisciplinar para meninas e jovens mulheres do Rio de Janeiro, com uma série de oficinas temáticas e esportivas.  Além de adquirirem habilidades trazidas pelo esporte e aplicáveis a outras áreas da vida – foco, disciplina, persistência, trabalho em equipe, respeito às regras e valorização da diversidade – por meio do programa, as meninas também aprendem  adquirem habilidades importantes para outras áreas da vida: liderança e fortalecimento da autoestima, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento à violência contra as mulheres, educação financeira e planejamento do futuro.

Para expandir e fortalecer o programa, o Fundo ELAS se une à ONU Mulheres e à ONG implementadora Empodera e lança um edital para apoiar organizações que possam levar essa formação para mais meninas em todo o município do Rio de Janeiro.  O objetivo do edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra é fortalecer a capacidade das instituições e grupos da sociedade civil de empoderar meninas por meio do esporte.

Podem participar do edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra apenas organizações do Rio de Janeiro que realizaram o treinamento UVLO, desenvolvido pela ONU Mulheres e a ONG Empodera. Serão investidos R$575.000,00 em até 10 projetos.


“As mulheres e as meninas devem ocupar todos os espaços da sociedade. Os esportes são um dos espaços a que elas menos têm acesso, e se investe muito menos em relação ao que se investe nos homens e meninos. Para esta iniciativa, é muito importante que as meninas possam se desenvolver de forma plena, física, mental e espiritualmente. O esporte proprorciona a possiblidade de mulheres e meninas ganharem autoconfiança, autoestima, desenvolverem habilidades tanto físicas como de liderança e ocuparem um espaço na sociedade que até pouco tempo lhes foi negado”, diz Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS.


“O esporte é uma poderosa ferramenta de mudança social e empoderamento de meninas e mulheres. Através dele é possível quebrar paradigmas que limitam a participação ativa de meninas e mulheres nas diferentes esferas sociais e desenvolver habilidades que são fundamentais para que essas meninas se destaquem dentro e fora do espaço esportivo. Esse poder é potencializado quando as meninas possuem um espaço seguro físico e emocional para debaterem sobre diferentes temas que afetam as suas realidades. O programa Uma Vitória Leva à Outra contribui para que elas se desenvolvam de maneira autônoma, critica e conscientes do seu papel como agentes de transformação social”, diz Jane Moura, presidenta da Empodera.


Para Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, “Uma Vitória Leva à Outra inaugurou a atuação da ONU Mulheres e parceiros no empoderamento de meninas no esporte e nas questões de gênero no período das Olimpíadas Rio 2016 por meio de uma colaboração inovadora com o Comitê Olímpico Internacional. É um legado olímpico e que está se fortalecendo no Rio de Janeiro, despertou interesse de outros estados brasileiros e já vem inspirando iniciativas semelhantes na Argentina. Os esportes são ferramentas poderosas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Gasman avalia que o edital fortalecerá as organizações dedicadas ao empoderamento de meninas e despertará talentos e oportunidades para meninas em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro.


Com essa nova aliança, mais instituições serão capacitadas para criar espaços seguros e inclusivos para que meninas possam praticar esportes e aprimorar suas habilidades de influenciar as decisões que impactam suas vidas em todos os níveis. Dessa forma, o programa Uma Vitória Leva à Outra avança na construção de uma sociedade mais justa, com igualdade de direitos e oportunidades, em que todas as pessoas possam expressar seu pleno potencial.

 

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital