Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Gerente de Programas visita projetos apoiados pelo Fundo ELAS (1/11/2018)
ELAS

Savana Brito, gerente de programas, realizou visitas a projetos apoiados em dois programas do Fundo ELAS: o Fundo Fale Sem Medo, parceria com o Instituto Avon, e o ELAS nas Exatas, parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres.

As visitas fazem parte do monitoramento dos projetos, que integra a metodologia do Fundo ELAS. A Gerência de Programas mantém uma comunicação sistemática com os grupos via telefone e Skype e com visitas presenciais, além da participação em atividades propostas no âmbito dos projetos. Em todo o processo, o Fundo ELAS se pauta pela valorização da autonomia das mulheres apoiadas e tem como um de seus objetivos o fortalecimento institucional dos grupos.

“Visitar os projetos possibilita uma visão mais ampla dos diversos contextos de atuação e do impacto de cada projeto, permite também reforçar a confiança entre os grupos e o Fundo ELAS, a partir desse estreitamento de relações podemos conhecer melhor os desafios e fortalecer os grupos e organizações ainda mais”, explica Savana Brito.  

Em outubro Savana esteve em Goiânia junto ao Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, que desenvolve o projeto "Investiga Menina!". De Goiás, partiu para o Rio Grande do Sul, onde visitou mais dois grupos apoiados no ELAS nas Exatas: as Cientistas do Pampa, que constroem protótipos de geração de energia elétrica com meninas em Uruguaiana, e o Instituto COMPaz, que com o projeto Akotirene Kilombo Ciência promove oficinas, palestras e experimentos com plantas medicinais e observação do céu noturno em Triunfo.

No Rio Grande do Sul, Savana visitou também a Themis e o Núcleo de Estudos da Prostituição (NEP), em Porto Alegre. Ambas desenvolvem projetos pelo fim da violência contra as mulheres com apoio do Fundo Fale Sem Medo, parceria do Fundo ELAS com o Instituto Avon. No NEP Savana participou de um bate papo sobre como foram as oficinas do projeto Entre Mulheres, a participação e o engajamento das mulheres prostitutas nos encontros e os temas trazidos à tona. Já com a Themis, ela fez uma visita ao Serviço de Informação à Mulher (SIM) do bairro Restinga, ao curso de PLPs da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, e participou de uma reunião de articulação com a delegada à frente da DEAM local.

A Gerente de Programas do Fundo ELAS fechou o mês no Nordeste, conhecendo de perto o projeto desenvolvido pelo Instituto Papai, em Recife. Em Pernambuco ela esteve ainda em Chã de Alegria, onde o projeto "Sou mulher, sou negra, serei exatas!!!" estimula alunas locais com oficinas e histórias de mulheres negras cientistas.

 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital