Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Livro sobre filantropia de justiça social e movimentos sociais será lançado por parceiras/os do Fundo ELAS (4/4/2018)
ELAS

Na próxima terça-feira, dia 10 de abril, o Fundo ELAS marca presença no lançamento do livro Filantropia de justiça social, sociedade civil e movimentos sociais no Brasil, organizado por Graciela Hopstein, coordenadora da Rede de Filantropia para a Justiça Social.

Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS, é uma das autoras e assina o artigo “Contexto, farsas, ironias, linhas de fuga e pistas sobre filantropia feminista de justiça social: resistências e interseções”. O livro conta ainda com textos de Ana Toni, do GIP, Ana Valéria Araújo e Maíra Junqueira do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Maria Amalia Souza, do Fundo Socioambiental CASA, Ivana Bentes, da Escola de Comunicação da UFRJ, entre outras/os.
 
A publicação reúne 22 textos que, a partir de diversas abordagens teóricas e práticas, apresentam análises e reflexões sobre o cenário da filantropia de justiça social no Brasil e as suas interfaces e articulações com grupos e organizações da sociedade civil e movimentos sociais. O livro é dividido em cinco partes: (1) o cenário dos direitos humanos na América Latina e no Brasil; (2) visão internacional sobre a filantropia na América Latina e no Brasil; (3) filantropia de justiça social no Brasil; (4) filantropia comunitária no cenário Internacional e no Brasil e (5) mobilização de recursos e investimento social privado no Brasil.
 
“Uma pergunta fundamental que surge como eixo norteador para compreender o espirito desta publicação é: o que se entende por filantropia de justiça social? Trata-se do apoio - através de doações diretas e indiretas - voltado para o fortalecimento de movimentos, organizações e grupos da sociedade civil ligadas à transformação social, à igualdade de acesso a direitos humanos e civis, à redistribuição de todos os aspectos do bem-estar; e a promoção da diversidade e da igualdade de gênero, orientação sexual, raça, etnia, cultura e estado de incapacidade”, diz Graciela Hopstein, organizadora da publicação.
 
“Um dos aspectos que chamam a atenção – especialmente para aqueles que atuam na área - é que o conceito de filantropia no Brasil carrega conotações pejorativas. E este é, sem dúvida, outros dos desafios centrais desta obra: poder desconstruir e construir (de forma simultânea) o conceito, recuperando o significado original “de humanitarismo, de ajuda e de amor pelo próximo”“, completa Graciela.
 
O lançamento acontece na terça, dia 10 de abril, às 18h30, no ICS – Instituto Clima e Sociedade, na Rua General Dionísio, 14, no Humaitá – Rio de Janeiro. Haverá debate e autógrafos com a organizadora e autoras/es.
 
 
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital