Institutional
About ELAS
program-areas
Team
Board
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Nota de pesar pelo falecimento da ativista feminista Fátima Oliveira (7/11/2017)
ELAS

O Fundo ELAS lamenta o falecimento da médica e ativista feminista Fátima Oliveira, ocorrido no último domingo, 05/11/17.
 
Nascida no Maranhão e radicada em Minas Gerais, Fátima Oliveira atuou como médica no hospital das Clínicas de Belo Horizonte, foi uma pesquisadora e pensadora de grande projeção sobre saúde das mulheres e bioética, publicou diversos livros e teve uma vasta produção de artigos articulando reflexões críticas sobre as relações entre saúde das mulheres, sexismo e racismo.
 
Atuou durante décadas em defesa das políticas de atenção integral em saúde, do Sistema Único de Saúde e da saúde das mulheres, e a necessidade de um olhar especial para a saúde da população negra. Denunciou e lutou contra o racismo institucional, as mortes evitáveis da população negra, fruto de práticas discriminatórias na atenção à saúde. Foi uma ativista aguerrida pelo fim da criminalizaçãodo aborto, defendendo sua legalização em nome da autonomia e da saúde das mulheres. Foi secretária executiva da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e conselheira da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe, além de uma atuação partidária no Partido Comunista do Brasil. Participou da elaboração da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
 
Fátima integrou ainda o Conselho Honorário do Fundo ELAS, e deixa um imenso legado para os movimentos de mulheres. O Fundo ELAS expressa sua solidariedade a seus familiares e amigas/os.
 

 

 
 
Rua Hans Staden, 21 - Botafogo, Cep 22281-060 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital